Constância e Paciência

Há não muito tempo, estando na posição de terapeuta, ouvi de uma pessoa que ela havia aprendido que são necessários dois componentes fundamentais para que alcancemos nossos resultados. Esses componentes são desafiadores, eu confesso. Sobretudo nesses tempos de tantas instabilidades e imediatismos que têm permeado as mais diversas esferas de nossas vidas e tornado as coisas superficiais, efêmeras e passageiras. Porque queremos o sucesso agora e queremos obter resultados de nossos esforços também no agora. E não entendemos que para tudo na vida há um processo de construção, estruturação e organização. E essas coisas levam tempo. Exigem de nós constância e paciência!

Esses são os ingredientes principais para que alcancemos resultados satisfatórios em nossas vidas diante daquilo ao qual nos propomos.

A pessoa que atendi até trouxe um exemplo que agora quero compartilhar. Ela ilustrou alguém que, tendo como objetivo desenvolver um peitoral mais bonito, faz cinco horas de flexão em apenas um dia e só torna a fazer o exercício dez dias depois. Ele se olha no espelho à procura de resultados. Mas nada encontra. Acaba frustrado, naturalmente. E talvez não entenda que a sua pressa e sua falta de disciplina estão sendo seus maiores inimigos na busca por seu objetivo. É diferente de alguém que separa ao menos quinze minutos do seu dia, todos os dias, para executar os exercícios. E se mantém constante nisso. Em alguns meses, ao se olhar no espelho e comparar o atual visual com o anterior, finalmente encontrará resultados. Isso porque houve constância – empenhou-se dia-a-dia – e houve também paciência – respeitou o processo do seu corpo.

Mas é claro que não estamos falando apenas de um peitoral mais bonito.

Isso serve para todos os âmbitos de nossas vidas. Tomando a mim mesmo como exemplo, posso compartilhar que, ao iniciar meus atendimentos como psicólogo, sentia-me afobado, desesperado, querendo dar conta de todos e de todas as demandas. Mas não é bem assim. Na minha psicoterapia pessoal fui aprendendo o quanto estava sendo carrasco comigo mesmo, querendo atingir uma perfeição inexistente, um resultado para o qual eu ainda não estava pronto e colocando em risco a qualidade da escuta e da presença que oferecia. Então agora compreendo a importância de me manter constante em meus estudos e me manter paciente para que seus frutos germinem dentro de mim. Vou além. Entendo o quanto é importante que eu me mantenha constante com cada paciente que vem até mim e, principalmente, paciente para respeitar o processo de cada um.

O que você acha de adotar esses dois componentes como um verdadeiro estilo de vida? Muitas ansiedades poderiam ser evitadas. Muitas frustrações poderiam ser melhor contornadas. E muita serenidade e tranquilidade poderiam se fazer presentes em sua caminhada. Não tenha pressa, nem seja instável. Mantenha-se constante e paciente. O processo é sempre mais importante que a linha de chegada.

E eu agradeço a essa pessoa consciente que despertou em mim outra consciência!

(Texto de @Amilton.Jnior)