A sabedoria das coisas

Há não muito tempo conversamos por aqui sobre respeitarmos o tempo das coisas porque isso nos leva à paz. Além de nos levar à paz, respeitar o tempo das coisas nos faz apreciar o melhor que elas têm a oferecer. Porque é aquilo. Comer uma fruta quando ela ainda não está no ponto, pode ser uma experiência terrível ao passo que, a mesma fruta, quando devidamente amadurecida em seu tempo e em seu ritmo, pode nos proporcionar a melhor das degustações. Mas, como eu disse naquela ocasião, essa não é uma conversa sobre frutas. É uma conversa sobre a vida. E a vida tem a sua própria sabedoria para que as coisas aconteçam e floresçam no momento certo, no tempo exato, quando tudo pode realmente acontecer.

“A vida tem sua própria sabedoria. Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata. Quem tenta ajudar o broto a sair da semente o destrói. Há certas coisas que têm que acontecer de dentro para fora” (Rubem Alves)

Não nos damos conta, em muitos momentos, do fato de que apressar as coisas pode estragá-las. Isso porque tudo tem o seu tempo. Uma vez li uma história de um homem que, vendo a batalha travada por uma lagarta terminando o seu ciclo de metamorfose, ansiosa por romper o casulo que a envolvia, foi lá e o rasgou. Acontece que a borboleta recém-nascida acabou tendo suas asas atrofiadas, sem vida, e, assim, ela própria perdeu a chance de viver uma vida livre por entre as flores. Isso porque foi privada do processo. O processo que a ajudaria a desenvolver sua estrutura. O processo que a auxiliaria a fortalecer suas asas para enfrentar as adversidades e desbravar todo esse universo de possibilidades. A intenção do homem pode ter sido boa. Mas ele desrespeitou o tempo da vida, a sabedoria inquestionável das coisas. O resultado foi trágico.

Você consegue respeitar e até mesmo apreciar o seu processo? Porque isso pelo que você está passando pode ser exatamente do que precisa para ter suas asas fortalecidas e, assim, desenvolver a sua capacidade de voar, usufruir do seu direito de ser livre. Por mais doloroso e até triste que esteja sendo esse caminho. Respeite-o. Porque será por ele que você se desenvolverá e amadurecerá. Ele irá ajudá-lo a crescer e a se tornar sábio. Ele o deixará pronto para viver a vida por completo.

(Texto de @Amilton.Jnior)