O sentido sagrado da vida

Não queria escrever sobre isso porque não acho que um simples texto possa exprimir uma ideia tão complexa, por outro lado acho importante ter um simples excerto, na linguagem popular, que diga algo sobre isso, pois me considero um escritor da linguagem popular.

Li um livro certo vez de Joseph Campbell sobre os diferentes mitos que temos no mundo e como eles se assemelham para dizer basicamente a mesma coisa, que a vida é sagrada. Todos esses mitos, escritos em diferentes tempos, expressam a experiência humana e como conduzi-la. Tudo é sagrado.

A grande contradição que temos hoje é que a maioria da sociedade interpreta os diversos mitos de uma forma muito material. Certa vez, ao fazer um discurso de aniversário, disse que Zeus, o Deus da amizade por assim dizer, era o único que conseguia Governance o Olimpo, pois sua virtude era a amizade E sendo amigo todos confiavam nele e ele confiava em todos e sempre que havia duas pessoas reunidas, com verdadeiras intenções, ali estava Zeus, ali estava a Amizade . Ao terminar o discurso alguns me perguntaram se eu estava me achando Zeus e se era verdade que Zeus saia com mulheres casadas (claro que em tom jocoso).

A mensagem primordial do símbolo ali foi perdida, o que queria dizer é que ali reunidos, o Deus se manifestava e espalhava sua harmonia através de bom sentidos mútuos. O que foi entendido foi algo totalmente diferente, pois se perdeu o sentido sagrado da vida.

Lembro de ler diversos textos e mitos antigos em que se citava coisas como partir o Deus e o enterrar na terra para gerar a fertilidade, ou em que Hades rouba Perséfone e a leva para o submundo iniciando assim o inverno. Tudo isso é Sagrado, são símbolos que expressam as leis da Natureza. O sentido sagrado da vida foi perdido durante a história, a queda de consciência da sociedade trouxe um patamar muito materialista para tudo.

Acredito que Sêneca, ou algum outro filósofo, disse que o sábio é aquele que vê Deus em todas as coisas, um simples observar do céu diário, o cantar de um pássaro, o barulho da chuva, o fogo na fogueira, o vento que toca o rosto andando de bicicleta, a arquitetura de uma casa, tudo isso tem vida e temos que ver e respeitar a vida que há em tudo ao nosso redor, só assim seremos felizes e encontraremos o sentido sagrado da vida.