Estágio em Grupos e comunidades(sócio histórica)
_*Projeto Integrativo de Atendimento Psicossocial na Comunidade Paroquial: Uma Colaboração entre a UNIP e a Paróquia*_
_*I. Introdução*_
Este projeto integrativo, visa estabelecer uma colaboração, entre a comunidade paroquial e os estagiários de psicologia da Universidade Paulista (UNIP), sob a orientação do mestre em psicologia, professor João, especialista na abordagem sócio-histórica de Vygotsky e do psicanalista e supervisor paroquial Alex.
O objetivo, é implementar uma estratégia de atendimento psicossocial, envolvendo membros escolhidos da comunidade paroquial, que realizarão o primeiro contato de acolhimento, e os estagiários de psicologia, que providenciarão suporte e orientação subsequente, baseados na abordagem sócio-histórica à esses membros da paróquia.
_*II. Objetivos*_
1. _*Desenvolver Práticas Psicossociais Efetivas:*_
Proporcionar práticas psicossociais eficazes, na paróquia comunitária, através do acolhimento inicial, realizado por membros escolhidos da comunidade.
2. _*Acompanhamento e Orientação dos Atendimentos:*_
a)Monitoramento e Orientação de Cuidados:
b)Garantir que todas as atividades de acolhimento e aconselhamento subsequente, sejam guiadas por práticas psicológicas sólidas, enraizadas na abordagem sócio-histórica de Vygotsky.
_*III. Fundamentação Teórica*_
Centralizando a teoria sócio-histórica de Lev Vygotsky, o projeto, visa a compreensão da construção psicológica do indivíduo, dentro de seu contexto social e cultural. O acolhimento, baseado nesta teoria, permite um cuidado mais integral, considerando não só os aspectos psicológicos, mas também as variáveis sociais, inerentes a cada indivíduo.
*_IV. Metodologia*_
1. _*Seleção e Treinamento dos Acolhedores Paroquiais:*_
Voluntários da comunidade paroquial, escolhidos por Alex, receberão orientações iniciais, sobre técnicas de acolhimento e escuta ativa, para o atendimento primário.
2. _*Primeira Fase de Atendimento:*_
Estes voluntários, realizarão os primeiros atendimentos, oferecendo um espaço de escuta e acolhimento aos membros da comunidade, que buscam apoio.
3. _*Intervenção dos Estagiários de Psicologia da UNIP:*_
Após os atendimentos iniciais, os estagiários de psicologia, sob a supervisão do professor João, analisarão as impressões e relatos dos atendentes paroquiais, empregando a teoria sócio-histórica, para orientar a próxima fase do acompanhamento.
4. _*Feedback e Orientação Psicológica:*_
Com base nesta análise, os estagiários desenvolverão um plano de feedback e orientações psicológicas, que serão então comunicados aos atendentes paroquiais, para serem repassados aos paroquianos, em sessões posteriores.
_*V. Efeitos Psicoterápicos Esperados*_
O projeto não visa substituir a psicoterapia tradicional, mas, espera-se alcançar efeitos terapêuticos, através do acolhimento e do acompanhamento oferecidos. Isso inclui a promoção da resiliência, o desenvolvimento de habilidades sociais e de enfrentamento, além do fortalecimento, da rede de suporte social dos indivíduos.
_*VI. Conclusão*_
A parceria entre a paróquia e a UNIP, representa uma abordagem dinâmica e multifacetada, para o cuidado psicossocial na comunidade. Através da integração entre teoria e prática, este projeto, busca não apenas beneficiar os indivíduos que buscam apoio, mas, também oferecer aos estagiários de psicologia, uma rica experiência de aprendizado, tudo sob a égide da teoria sócio-histórica de Vygotsky.
Promovendo o bem-estar e o desenvolvimento psicológico na comunidade, este projeto molda um modelo replicável de cuidado psicossocial, em contextos comunitários.
Daniel Barthes.