Estágio em Grupos e comunidades(sócio histórica)

_*Projeto Integrativo de Atendimento Psicossocial na Comunidade Paroquial: Uma Colaboração entre a UNIP e a Paróquia*_

_*I. Introdução*_

Este projeto integrativo, visa estabelecer uma colaboração, entre a comunidade paroquial e os estagiários de psicologia da Universidade Paulista (UNIP), sob a orientação do mestre em psicologia, professor João, especialista na abordagem sócio-histórica de Vygotsky e do psicanalista e supervisor paroquial Alex.

O objetivo, é implementar uma estratégia de atendimento psicossocial, envolvendo membros escolhidos da comunidade paroquial, que realizarão o primeiro contato de acolhimento, e os estagiários de psicologia, que providenciarão suporte e orientação subsequente, baseados na abordagem sócio-histórica à esses membros da paróquia.

_*II. Objetivos*_

1. _*Desenvolver Práticas Psicossociais Efetivas:*_

Proporcionar práticas psicossociais eficazes, na paróquia comunitária, através do acolhimento inicial, realizado por membros escolhidos da comunidade.

2. _*Acompanhamento e Orientação dos Atendimentos:*_

a)Monitoramento e Orientação de Cuidados:

b)Garantir que todas as atividades de acolhimento e aconselhamento subsequente, sejam guiadas por práticas psicológicas sólidas, enraizadas na abordagem sócio-histórica de Vygotsky.

_*III. Fundamentação Teórica*_

Centralizando a teoria sócio-histórica de Lev Vygotsky, o projeto, visa a compreensão da construção psicológica do indivíduo, dentro de seu contexto social e cultural. O acolhimento, baseado nesta teoria, permite um cuidado mais integral, considerando não só os aspectos psicológicos, mas também as variáveis sociais, inerentes a cada indivíduo.

*_IV. Metodologia*_

1. _*Seleção e Treinamento dos Acolhedores Paroquiais:*_

Voluntários da comunidade paroquial, escolhidos por Alex, receberão orientações iniciais, sobre técnicas de acolhimento e escuta ativa, para o atendimento primário.

2. _*Primeira Fase de Atendimento:*_

Estes voluntários, realizarão os primeiros atendimentos, oferecendo um espaço de escuta e acolhimento aos membros da comunidade, que buscam apoio.

3. _*Intervenção dos Estagiários de Psicologia da UNIP:*_

Após os atendimentos iniciais, os estagiários de psicologia, sob a supervisão do professor João, analisarão as impressões e relatos dos atendentes paroquiais, empregando a teoria sócio-histórica, para orientar a próxima fase do acompanhamento.

4. _*Feedback e Orientação Psicológica:*_

Com base nesta análise, os estagiários desenvolverão um plano de feedback e orientações psicológicas, que serão então comunicados aos atendentes paroquiais, para serem repassados aos paroquianos, em sessões posteriores.

_*V. Efeitos Psicoterápicos Esperados*_

O projeto não visa substituir a psicoterapia tradicional, mas, espera-se alcançar efeitos terapêuticos, através do acolhimento e do acompanhamento oferecidos. Isso inclui a promoção da resiliência, o desenvolvimento de habilidades sociais e de enfrentamento, além do fortalecimento, da rede de suporte social dos indivíduos.

_*VI. Conclusão*_

A parceria entre a paróquia e a UNIP, representa uma abordagem dinâmica e multifacetada, para o cuidado psicossocial na comunidade. Através da integração entre teoria e prática, este projeto, busca não apenas beneficiar os indivíduos que buscam apoio, mas, também oferecer aos estagiários de psicologia, uma rica experiência de aprendizado, tudo sob a égide da teoria sócio-histórica de Vygotsky.

Promovendo o bem-estar e o desenvolvimento psicológico na comunidade, este projeto molda um modelo replicável de cuidado psicossocial, em contextos comunitários.

Daniel Barthes.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 20/03/2024
Código do texto: T8024076
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.