O tempo certo das coisas

Já conversamos por aqui, diversas vezes, sobre o fato de que vivemos em uma sociedade imediatista, acelerada, que deseja tudo para ontem, sem paciência para compreender que as coisas exigem um tempo para amadurecer, se desenvolver e fazer algum sentido. Nessa pressa desenfreada, surgem ansiedades e frustrações, bem como apatias e depressões. Isso porque queremos que a vida aconteça no nosso ritmo, obedecendo à velocidade que nós determinamos como a ideal ou correta. E ignoramos que a vida tem o seu próprio ritmo para acontecer. E isso é bom. Claro que é. Porque o tempo da vida é o tempo certo para que as coisas aconteçam no momento em que estamos prontos para notá-las, vivê-las, senti-las.

“A paz é de quem sabe entender o tempo certo das coisas” (Autor Desconhecido)

Vamos pensar em uma fruta. Banana, talvez. É necessário aguardar que ela amadureça para que, então, possamos comê-la. Caso contrário, a experiência seria desagradável, o sabor não será dos melhores, pois ela ainda não estará no ponto certo para ser apreciada em sua plenitude. Precisamos aguardar pacientemente. Isso porque a banana não amadurecerá pela força do nosso ansioso pensamento. De nada adiantará nos sentarmos diante dela e ficarmos ordenando que ela acelere em seus passos de amadurecimento. Não é assim que funciona com a natureza. Ela possui o seu próprio ritmo.

Mas, então, quando a banana enfim amadurece, podemos fazer uma deliciosa salada de frutas e saborear o banquete! Porque esperamos. Porque aguardamos. Porque soubemos, pacientemente, respeitar o tempo da banana.

Mas essa não é uma conversa sobre bananas.

Essa é uma conversa sobre a vida.

E eu espero que você esteja conseguindo acompanhar o raciocínio.

Às vezes ficamos nos lamentando pela demora das conquistas que tanto cobiçamos. Ficamos frustrados por nossas expectativas não serem atendidas no momento em que queremos, no instante em que esperamos. E começamos a acreditar que nada vale a pena nem faz sentido. Mas nunca nos questionamos sobre o fato de que talvez não estejamos prontos ainda para aqueles projetos que tanto idealizamos em nossa mente. Porque os projetos precisam de alguém capaz para executá-los. Alguém que não possui a capacidade para erguer uma casa, por exemplo, mesmo com a planta em mãos não saberá o que fazer. E, ainda que arrisque, por certo fará um mau trabalho. É diferente daquele que teve um tempo de preparação. Que estudou. Que analisou o terreno. Que reuniu os materiais. E que planejou cada etapa. Com a planta em mãos ele tem capacidade para erguer a casa que for, isso porque o tempo lhe capacitou.

Talvez as coisas não tenham dado certo porque você ainda não está preparado. E caso aquilo que tanto almeja caísse em suas mãos, não seria apreciado nem vivido como deveria, ao contrário, poderia ser desperdiçado como alguém ingênuo que, sem saber o valor do ouro, o descarta como se fosse uma pedra qualquer. É por isso que o tempo é tão importante e valioso. Ele nos prepara para a vida.

Saiba respeitar o tempo. O seu, o das pessoas e o da vida. Pode ser que o tempo também lhe revele que aqueles desejos iniciais não são exatamente o que você necessitaria para ter uma vida satisfatória. Pode ser que nesse tempo de espera você conheça outras rotas e se aventure por outras paisagens. Além de tudo, o tempo pode ser um aliado para que evitemos escolhas desastrosas que ecoariam por décadas em nossas vidas.

(Texto de @Amilton.Jnior)