Conceito de não-esquerda

O grande pensador católico Gustavo Corção, em seu último livro lançado em vida,"O século do nada", faz uma importante observação: "Praticamente, só a esquerda existe '.

Isto procede se levarmos em conta que na prática só os grupos de esquerda fomentam sua ideologia por todos os poros da sociedade. No tempo de Corção inclusive dificilmente alguém "ousaria" se declarar de direita. Isso mudou recentemente.

Mas, existem também outras opções, como centro, centro- direita, centro-esquerda, os anarquistas, os conservadores (nem todo mundo de direita se identifica com o conservadorismo; já topei com direitista defendendo o aborto).

Infelizmente a polarização política é um desserviço e um reducionismo, pois leva a crer que "só existem esquerda e direita", como já li, e isso nos induz a optar somente por uma coisa ou outra.

Sendo eu um conservador, não aceito esse reducionismo. Mas para a militância esquerdista, parece que todo mundo que não reza pela sua cartilha recebe logo o rótulo de direitista e até de extrema direita.

Ou seja, reduzem a NÃO ESQUERDA a uma coisa só, o que é falso.

Não pode haver pensamento único porque isso destrói a liberdade. E nem deve haver pensamento polarizado. Na outra vida iremos ou não para Deus. Só na outra vida, e na vivência espiritual, existem só dois caminhos: o bem e o mal. Na vida terrestre há muitos edifícios de pensamento ou doutrina e é temerário condenar os que pensam diferente da gente às penas do inferno.