REFLEXÂO SOBRE AQUELES QUE SE FORAM E QUE SE ENCONTRAM NO ESTÁGIO FINAL DA VIDA TERRENA

QUERIDO DIÁRIO... (13/02/2024) O AQUARIANO PREFERE SER UMA ROCHA E O É, PELO MENOS, EM ESTRUTURA FÍSICA. MAS... POR DENTRO É UMA MANTEIGA DERRETIDA INVISÍVEL AOS OLHOS EXTERNOS;

ACREDITO QUE A VIDA SEJA UMA EXPERIÊNCIA EVOLUTIVA NO TEMPO. ISTO É, NASCEMOS PARA EVOLUIR MESMO COM AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS NAS CONFIGURAÇÕES DE UMA REALIDADE QUALQUER. NÃO EXISTE VERDADE MAIOR DO QUE A MORTE QUE NOS CONDICIONA À EVITÁ-LA ANTES DO TEMPO QUE JULGAMOS ABRAÇÁ-LA!

RECORDEMOS QUE A MORTE ACONTECE PARA TODOS EM DISTINTAS ETAPAS DA VIDA. NESSA VERDADE HISTÓRICA, MORA A DUALIDADE HUMANA QUE GERA O CONFLITO INTERNO: A DOR DA EXISTÊNCIA! EXISTIR DÓI! MAS TAMBÉM EXISTIR É PRAZEROSO! DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS É UMA INDAGAÇÃO CUJA RESPOSTA NÃO NECESSARIAMENTE EXISTE, MAS, UMA MAIORIA CELEBRA COMO O PLANO IMATERIAL, O PLANO ESPIRITUAL PRÉ-ESTABELECIDO PELA VONTADE DE UM SER SOBERANO E ETERNO!

QUANDO A MORTE HUMANA É PROVOCADA É UMA FERIDA CUJO CORTE, POR MAIS FECHADO QUE SEJA, SEMPRE DÓI. ALGUNS CHORAM POR DENTRO E RIEM POR FORA. OUTROS DESPEDAÇADOS, CHORAM E LAMENTAM, OUTROS TORNAM-SE PEDRAS, ENTERRANDO O LUTO E A LEMBRANÇA; OUTROS DEIXAM IR O PRÓPRIO LUTO E SE APEGAM A LEMBRANÇA COMO UMA FORMA MAIS DOCE DE VIVER A EXISTÊNCIA MAIS PLENA POSSÍVEL, ENTRETANTO, NÃO VÃO A VELÓRIOS, A CEMITÉRIOS E NÃO CELEBRAM O RITUAL DE UM CORPO SEM VIDA.

TALVEZ, NO RITUAL, OS ENTES QUERIDOS SINTAM QUE, GUARDAR NA MEMÓRIA, O ÚLTIMO TOQUE, A VISÃO DE UM CORPO QUE DORME, TRAGA ALGUM CONFORTO, MESMO MORRENDO POR DENTRO. SENTIR A DOR DO OUTRO É UMA MENTIRA QUE A HUMANIDADE EVIDENCIA AO LONGO DO TEMPO. PODEMOS, DE FATO, SENTIR A DOR DO OUTRO, MAS EM NÍVEIS DISTINTOS. COMPARE A SUA DOR NA INFÂNCIA, NA ADOLESCÊNCIA E NA VIDA ADULTA ADOTANDO A MESMA CIRCUNSTÂNCIA.

OUTRA MENTIRA: DAR-LHES-EI MINHA VIDA PARA TE SALVAR! A HUMANIDADE É FRACA E EGOÍSTA. POUCOS MORRERÃO POR OUTROS. QUEM DESEJA MORRER É PORQUE DENTRO DE SI MORREU A PRÓPRIA ESPERANÇA. DAÍ, O SUICÍDIO SE FAZ PRESENTE POR UM SOFRIMENTO PROFUNDO. ENQUANTO A VIDA É ALEGRIA, A MORTE É TRISTEZA. MAS AMBAS SÃO PRESENTES DA NATUREZA. CHEGAM SEM MAIS NEM MENOS.

OS MISTÉRIOS DA EXISTÊNCIA E DA MORTE EVIDENCIAM O CARPE DIEM. VIVA O HOJE COMO SE NÃO HOUVESSE O AMANHÃ, PORÉM, A TRADUÇÃO É DISTINTA: VIVA O HOJE, AMANHÃ É SEMPRE UMA SURPRESA FELIZ OU TRISTE PARA ALGUÉM EM ALGUM LUGAR DO MUNDO!

A VIDA NÃO VEM COM INSTRUÇÕES FIXAS, POR MAIS RÍGIDAS QUE SEJAM AS REALIDADES DOS SUJEITOS, SÓ QUE HÁ O DESPERTAR DOS SUJEITOS NO TEMPO QUE SE PERPETUA. O SER QUE SE APEGA A OUTRO SER E O MANTÉM SEMPRE POR PERTO SENTIRÁ AMARGURA QUANDO O ENTE PARTIR PARA OUTRO PLANO. SE TIVER LONGE, A DOR TALVEZ EXPLODA COMO UM RAIO QUE INCENDEIA AS EMOÇÕES.

EM CONVERSAS COM DISTINTAS PESSOAS SOBRE A MORTE DE OUTREM, DESTACO SEMPRE A NOSSA MORTALIDADE E QUE NO TEMPO SOMOS FRÁGEIS MEDIANTE A PRÓPRIA NATUREZA COMO UM TODO! OUTRO DESTAQUE É QUE A MORTE NATURAL TENDE A SER MENOS DOLOROSA DO QUE AQUELA PROVOCADA POR OUTROS SERES HUMANOS, POIS, ESTA EM DETRIMENTO ÀQUELA RESULTA UMA ESCALA DE DOR IMPERDOÁVEL.

POR OUTRO LADO, HÁ NO TEMPO AGORA, EM VÁRIOS LUGARES DO PLANETA TERRA, SOFRENDO E CHORANDO POR ENTES QUE ESTÃO NO FINAL DA JORNADA TERRENA. CADA VEZ MAIS A SAÚDE VAI EMBORA E O CICLO SE FINDA, A MORTE CHEGA DEVAGAR!

ACREDITA-SE QUE ALGUÉM QUE SE FOI, CHEGA COMO NUM SONHO E PARTEM DE MÃOS DADAS, DEIXANDO SAUDADES PARA QUEM FICOU. IMAGINAÇÃO OU FORMA DE SE LIDAR COM AS DORES É ALGO BACANA. REUNIR-SE COM AS GERAÇÕES ANTERIORES OU SEGUNDO DOUTRINAS ESPÍRITAS, BUDISTAS etc. A ALMA IMORTAL REENCARNA EM UM CICLO DE TEMPO. CRENÇA OU MITOLOGIA, A FÉ E SEUS DESDOBRAMENTOS SÃO DE CUNHO INDIVIDUAL OU COLETIVO SEGUNDO OS ENSINAMENTOS DOUTRINÁRIOS.

O TETO DA VERDADE É, PARA CADA SUJEITO, DETENTOR DE CONHECIMENTO OU NÃO, UMA FORMA QUE SE MOLDA NAS ESTRUTURAS DE SUA PRÓPRIA REALIDADE! SOB O TETO DA VERDADE, AS EMOÇÕES SOBREPÕEM À LÓGICA RECORRENTE. ASSIM, É PRECISO ADMITIR A VERDADE DA VIDA: A MORTE! ENTRETANTO, DEVE-SE AÇUCARAR O SOFRIMENTO E CONVIDAR OS IDOSOS A UMA SINFONIA AMOROSA, UMA MÚSICA CALMA QUE OS DEIXAM TRANQUILOS NA HORA DE DIZER O ÚLTIMO ADEUS.

ESSA NARRATIVA É PARA CHORAR; EMOCIONAR-SE. É UM DESABAFO; É SOBRE EVIDENCIAR AQUILO QUE SE NEGA, AQUILO QUE NÃO SE PENSA! É SOBRE A DOR DA PERDA!

DESDE JÁ! O DEUS QUE HABITA EM MIM SAÚDA O DEUS QUE HABITA EM VOCÊ, SONHADOR!

NAMASTÊ!

FARES
Enviado por FARES em 14/03/2024
Reeditado em 14/03/2024
Código do texto: T8019758
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.