Entre escrita e sinthome

Todos em torno de James Joyce. 

Invoca a distinção entre o pai como nome e o pai como aquele que nomeia, este último suscetível de pluralização, segundo os artifícios de nomeação que cada um forja.

Situa-se o pivô da grafia introduzida no decorrer da própria conferência.

O tema é Joyce o sintoma, e não Joyce o símbolo, uma vez que este é abolido por Joyce, e que, por isso, não se trata do inconsciente, do qual ele estaria desabonado.

Este sintoma, que não é símbolo, não constitui uma formação do inconsciente.

Sim uma suplência, pai que nomeia.

De acordo com Lacan, Joyce visava fazer para si um nome e imortalizar seu nome próprio. A carência paterna de que sofria, teria levado o escritor, por intermédio de seu nome como autor literário, a construir uma versão para o pai, uma pai-versão (père-version) no sentido de uma versão em direção ao pai.

Sinthome corresponde a uma nova forma de escrita: a escrita dos nós.

O deslocamento ortográfico do termo psicanalítico sintoma para sinthoma dá as coordenadas de uma discussão eminentemente clínica que erige a arte literária do escritor James Joyce como "suplência de sua firmeza fálica" ou como "fiadora do falo".

A partir daí, assistimos a uma seqüência de lições sobre o nó borromeano de três elos, sobre o nó borromeano em que real, simbólico e imaginário justapostos, quer dizer, separados, são ligados pelo quarto elo, o sinthoma, equivalente do pai.

As aulas discorrem sobre o nó borromeano em suas diversas apresentações, sobre a falha a que o nó, ou melhor, a cadeia borromeana é suscetível e a correção que alcança por meio da obra.

As epifanias são, então, entendidas como conseqüência do lapso do nó, vale dizer, a partir das relações entre os registros, em particular, a relação direta entre real e inconsciente, enodamento não mediado pelo terceiro, o imaginário.

O caso Joyce, corresponde, segundo a proposta enunciada no seminário, a uma maneira de suprir um desenodamento do nó, em alguém cuja pretensão artística compensava a demissão paterna.

Ao longo dos comentários sobre as várias produções literárias de Joyce, destaca-se a convergência entre prática da letra e o saber-fazer com lalíngua (definida pelo conjunto de equívocos que lhe são possíveis), assim como as relações do sujeito com a escrita. 

 

 

O seminário, livro XXIII: o sinthoma, de Jacques Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2005, 249p.

https://www.scielo.br/j/agora/a/NrmGHC5z3D68rPjLsV5zBZQ/

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 14/03/2024
Reeditado em 22/03/2024
Código do texto: T8019745
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.