Saudades

Saudade. Você já deve ter sentido saudade de alguém, então sabe bem como esse sentimento pode ser doloroso e angustiante. Sobretudo quando o motivo de nossa saudade é alguém que, sabemos, jamais poderemos ter de volta em nossas vidas. A saudade machuca e a saudade dói. Mas, como tudo na vida, talvez possamos olhar para a saudade de outra maneira, por um ângulo minimamente diferente, para que, mudando de perspectiva, consigamos pensar em novos e mais eficazes recursos que poderemos usar a fim de melhor lidar com esse sentimento por vezes ardente. Porque a saudade é intensa e é profunda. A saudade tem a intensidade do amor.

“Só existe saudade porque existem pessoas especiais” (Autor Desconhecido)

E quando digo que a saudade tem a intensidade do amor é porque só sentimos essa intensa falta de alguém que verdadeira e realmente amamos. Porque quando não há amor de verdade, quando o sentimento não existe de fato, com o tempo a pessoa se torna esquecida, simplesmente deixa o nosso coração e passa a ser uma vaga e superficial lembrança de alguém que passou por nós sem nada deixar. Ao contrário, quando o amor existe, persiste e prevalece, aquela pessoa se torna inesquecível passe o tempo que passar. Porque ela não passou, simplesmente. Não foi um mero transeunte. Não esteve aqui de maneira superficial e apressada. Ao contrário. Essa pessoa ficou. Fincou raízes. Construiu moradas dentro dos nossos corações. E foi além. Permitiu que nós também construíssemos morada dentro de seu ser. Arranjou um cantinho especial para nós dentro de seu coração.

Então é por isso que existe a saudade. Porque, antes, existiu um nobre amor.

Então agradeça pela saudade que sente. Ela é a prova do amor que existiu.

Mas aí precisamos refletir sobre algo importante. Porque às vezes a saudade está carregada de sentimentos de arrependimento pelo mau uso que fizemos do tempo que tivemos com aqueles que a nós eram especiais e significativos. Às vezes a saudade se mistura ao amargor da sensação de que poderíamos ter feito mais, valorizado mais, amado realmente mais. Porque tudo o que fizemos não foi o suficiente, talvez nem tenhamos tido a disposição e a consciência do quanto era necessário que valorizássemos nossos amores. Talvez não soubéssemos o quanto eles eram especiais a nós. Até que os perdemos.

Ame enquanto há tempo para amar. Cuide enquanto é possível cuidar. Estime enquanto a oportunidade para estimar lhe estiver disponível. Crie memórias, construa lembranças, fortaleça laços. Passe tempo junto, assista a um filme em companhia, não deixe de conceder abraços. Porque o tempo passa. Sempre passa. E tudo o que nos restará serão as memórias que tivemos a oportunidade de criar.

E, sobretudo, que você tenha sabedoria o bastante para também deixar saudade!

(Texto de @Amilton.Jnior)