Gente que só presta desserviço

O mundo está cheio de pessoas que só prestam um grande desserviço. É gente que divulga achismos ou mentiras como se fossem verdades incontestáveis ou então que fazem "profecias", como no caso dos pastores que previram a vitória de Bolsonaro. Por que essa gente presta um desserviço? Porque, infelizmente, encontra quem acredite e ajude a divulgar suas ideias infundadas. Então, haja vermos pessoas sendo iludidas e induzidas ao erro. Isso acontece principalmente porque não se busca conhecimento. Assim, dá-se crédito às coisas mais absurdas.

Pensemos numa ideia que é um achismo dos mais ilógicos. Imagine alguém dizendo que fazer campanhas ensinando o uso da camisinha na verdade ajudou a disseminar o vírus da Aids porque teria ensinado as pessoas a ser promíscuas e que o certo seria ensinar os princípios cristãos para que as pessoas se mantenham castas. Por incrível que pareça, há quem pense assim. Será que essa pessoa ignora que sempre existiram pessoas promíscuas? Aliás, se ensinar os princípios cristãos fosse suficiente para controlar a libido não veríamos padres e pastores fornicando. Dizer isso é um desserviço e, pior do que esse absurdo, só o que foi dito pelo pastor americano Paul Washer, que falou que a Aids era um castigo divino. Como ele pode ter tanta certeza, não é? Então as mulheres que pegaram Aids dos seus maridos estão sendo castigadas pelo quê? E quem, no passado, pegou Aids por transfusão de sangue? Pensemos no caso do coronavírus. Uma mulher disse que isso aconteceu porque, no Carnaval, desrespeitaram a imagem de Jesus Cristo. Estranho que o coronavírus começou na China, que não tem Carnaval. E o que dizer de quem afirma que o coronavírus apareceu para aprendermos a ser mais humildes? Pelo visto, muita gente não aprendeu a lição e quem disse isso deveria observar que o vírus matou tanto pessoas arrogantes quanto humildes.

Também podemos mencionar os defensores do terraplanismo, quem diz que o mundo é dominado pelos Illuminati, maçonaria, quem fala que existem kit gay e ideologia de gênero, os que dizem que estamos caminhando para uma nova ordem mundial ou então gente como Cássia Kiss, a qual afirmou veementemente que haveria beijódromos nas escolas. Ela tem como provar isso? Ela também disse que, como hoje é "homem com homem e mulher com mulher", daqui a um tempo não nascerão mais crianças. E homossexualidade é um fenômeno recente? Há algum estudo científico provando que a queda nas taxas de natalidade se deva à existência de homossexuais? Tudo o que ela disse foi achismo, assim como o chupetinha de direita Nikolas Ferreira, que teria visto ideologia de gênero na proposta da reforma tributária e, embora seja deputado e devesse estar ocupado com projetos úteis de lei, parece ter tempo livre de sobra para reparar na vida alheia, já que fica comentando sobre Priscilla Alcântara, cantora gospel que se desviou da igreja e sobre a conversão de um Leo Stronda.

Terrível ver que esses prestadores de desserviço têm seguidores. Um bom exemplo é o falecido Olavo de Carvalho, que nunca passou de um pseudointelectual arrogante que posava de dono da verdade. Ele disse que a Pepsi usava células de fetos abortados para fazer adoçante. Vem aí a pergunta que não quer calar: de que forma uma informação dessas vazou para que o respeitável senhor fizesse tal afirmação? Ah, Olavo de Carvalho ainda por cima pregou que Darwin veio de uma família de ocultistas, falou de forma negativa sobre o método científico, disse que a Inquisição não matava ateus, que havia eleições livres e democracia no tempo da ditadura no Brasil, que os negros escravizaram os brancos durante séculos e que Isaac Newton espalhou o ateísmo e a burrice na sociedade ocidental. Será que Olavo de Carvalho leu sobre Newton, que era cristão protestante e estudava a sério o livro do Apocalipse? E o pior é que muitos o consideram um grande intelectual. Ele foi guru de Bolsonaro e Nikolas Ferreira e Carla Zambelli o homenagearam recentemente. O próprio Fernando Henrique Cardoso disse que ele só sabia falar besteira e palavrão.

Os que mais prestam desserviços são esses religiosos tipo esses pastores que se envolvem com política - quando deveriam ficar neutros - e prestam apoio a candidatos, tipo os pastores que previram que Bolsonaro seria reeleito (e falharam) e os que falam como se soubessem a vontade de Deus. Vejamos Baby do Brasil que, durante o Carnaval, deu um verdadeiro espetáculo interrompendo o show de Ivete Sangalo anunciando o Apocalipse e prevendo o arrebatamento para daqui a cinco ou dez anos. Tempos atrás, essa mulher - que certamente é maluca - disse, com toda a certeza, que o furacão Katrina era castigo divino porque na região havia muito vodu. Ela com certeza prestou um grande desserviço ajudando a reforçar os preconceitos contra as religiões de matriz africana, não foi? Alguém deveria dizer a ela que muitos americanos são cristãos e que lá, quando ocorre um furacão, atinge tanto cristãos quanto muçulmanos, judeus, ateus e seguidores do vodu. Por acaso já ouvimos falar sobre um furacão desviando da casa de um cristão?

Gente assim só espalha desinformação e preconceito. É preciso estudar, refletir, buscar conhecimento e informação para não se deixar levar por esses divulgadores de mentiras e ideias erradas.