Sem conservadorismo não existe civilização

Uma coisa irritante na grande mídia é essa história de contrapor conservadorismo e progressismo sempre apresentando o primeiro como algo negativo, prejudicial. Os conservadores são mostrados como criaturas retrógradas, imobilistas, inimigas do progresso, quando na verdade é o contrário: os conservadores são os verdadeiros progressistas.

É fácil demonstrar que, semanticamente falando, não existe contradição entre os dois termos. O antônimo de conservar não é progredir, é destruir. E o antônimo de progredir não é conservar, é regredir.

Por isso, colocar conservadorismo e progressismo como conceitos opostos me parece uma estupidez histórica.

Posso dar um exemplo prático: imagine a construção de um edifício de, digamos, dez andares. Ora, para cada andar que se ergue, é necessário conservar os que já foram construídos. Se por exemplo, os cinco primeiros andares forem destruídos, não vai ser possível fazer o sexto e os demais.

Você só pode progredir, portanto, a partir de alguma coisa; não se progride a partir do nada.

Isso não deveria ser óbvio? Por mais esquerdista que uma pessoa seja, ou por mais que deteste o conservadorismo, essa pessoa terá de ser conservadora em muitos pontos, ou tornaria inviável sua própria existência. Quem faz algum tratamento médico, por exemplo, está tentando conservar a saúde. Quem se declara contra o conservadorismo nunca vai até as últimas consequências, como rasgar os seus livros ou pegar um martelo e acabar com seus eletrodomésticos, ou ainda, tocar fogo na casa e ir morar numa caverna.

Lembro que o saudoso Papa Paulo VI declarou certa vez que a Igreja Católica é "tenaznente conservadora", e esse mesmo papa saudou entusiasticamente a primeira viagem tripulada à Lua.

E ainda quero citar o grande Isaac Newton, um dos maiores cientistas de todos os tempos, autor de uma frase que serve de lema ao conservadorismo: "Se enxerguei tão longe é porque estava sobre os ombros de gigantes". Em suma, os conservadores conservam o patrimônio acumulado através dos séculos e milênios e dessa forma promovem o progresso.

Nós é que somos os verdadeiros progressistas.