"Apenas a espécie humana que é inteligente"

Mas se o oposto ou a ausência de inteligência é o mesmo que estupidez, então, animais de outras espécies seriam estúpidos??

Não. Porque não é apenas a espécie humana que é inteligente, ainda que seja a única que exibe uma inteligência avançada e complexa. Essa crença popular parece que se baseia na ideia de que só pode ser considerado inteligência se for no nível humano. Mas, como a natureza essencial de algo não é definida pelo seu nível expressivo mais alto...

"Mas a nossa espécie é a única que é irracional, enquanto que as outras são irracionais"

Como eu já comentei em outros textos e acho sempre importante comentar, nossa espécie é a única que pode ser racional e irracional, porque só é possível ser algo ou o seu oposto a partir de uma possibilidade real, do mesmo modo que não podemos dizer que somos uma espécie deficiente na capacidade de voar se não apresentamos qualquer capacidade do tipo, para começar. As outras espécies são cognitivamente lógicas, não "desinteligentes", porque apresentam capacidades diretamente relacionadas às suas perspectivas evolutivas ou adaptativas. A lógica seria uma expressão mais básica da racionalidade ou a racionalidade uma expressão mais complexa da lógica, ambas conceitos referentes à percepção, que eu aprofundei um pouco no texto: "Diferenças entre lógica e racionalidade". Outra diferença marcante entre animais humanos e não-humanos é que a nossa capacidade lógica tende a ser bem mais generalista que a do segundo grupo, caracteristicamente específico às suas perspectivas adaptativas. Por isso que somos a única espécie que presta atenção à realidades remotas às nossas perspectivas imediatas de adaptação.