o SÁBIO

Tentei de tudo para me tornar sábio, acreditando estar alicerçada na sabedoria a ponte sólida e reta em direção a Deus e ao amor. E nesse sentido fiz tudo que estava ao meu alcance: li muitos livros, cultivei todos os hábitos intelectuais possíveis, me envolvi com gente de espírito, recorri à medicina, à filosofia e a promessas pagas - tudo fiz, enfim, para alimentar e entumecer o meu entanguido intelecto. Até que um dia, frustrado pelo intenso, porém estéril gasto de energia em me volver gênio, desisti da empreitada. E fui viver. Apenas viver. Viver como vivem as células, que nascem, crescem, desempenham o seu papel no mundo e morrem, rigorosamente de acordo com sua missão de realizar o que lhes foi dado realizar, sem desejar nada além do necessário para cumprir o seu fardo vital. E, enveredando por essa senda, eu fui feliz, embora sem ter encontrado Deus, embora sem ter conhecido o amor. Porque a verdadeira felicidade não se apoia em lastros metafísicos; ela é na verdade uma práxis insuportavelmente mundana, simples e bem humorada.

João Pegado
Enviado por João Pegado em 27/02/2024
Reeditado em 27/02/2024
Código do texto: T8008142
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.