O CRIME HEDIONDO DE ROBINHO

Um caso que assustou todos do mundo do futebol e a sociedade foi a condenação de 9 anos do jogador Robinho, ex-Santos e Real Madrid, por estupro coletivo de uma jovem em uma balada em Milão. Os áudios vazados da conversa de Robinho com seus amigos são escabrosos, nos quais Robinho diz que 'rangou' a menina e menciona que queria dar um soco na cara dela, não mostrando o menor resquício de arrependimento.

 

Ver o Robinho solto por aí no Brasil, curtindo praia, samba e pagode é revoltante, para dizer o mínimo. Mas como ele foi condenado na Itália, e a nossa jurisdição não permite a extradição de brasileiros natos para que eles possam cumprir pena no país, Robinho está livremente curtindo sua fortuna conquistada no futebol. E há aqueles que são tão culpados quanto Robinho que o acobertam.

 

Este não é o único caso de estupro envolvendo futebol. Cuca, ex-jogador e técnico, foi constatado que o sêmen dele foi descoberto dentro de uma criança suíça de apenas 13 anos. Esse caso ocorreu nos anos 90. Infelizmente, Cuca não chegou a cumprir nem um dia de prisão por esse crime hediondo; a sociedade daquela época era outra. Só recentemente é que a sociedade e a opinião pública estão cobrando que o caso seja reaberto e Cuca seja servido de exemplo para casos semelhantes, e que ele seja impedido de trabalhar no futebol. A pena, por ser antiga, já expirou e o processo foi invalidado pelo fato de Cuca não ter tido o direito de se defender, então ele foi absolvido, apesar das provas incontestáveis contra ele.

 

É claro que o indivíduo não tem que pagar eternamente pelo seu crime, mas quando ele é simplesmente impune, fica sem correção, e o criminoso ainda consegue angariar os louros da fama, prestígio e muito dinheiro, é uma derrota para a sociedade. Outro caso alarmante é o de Dani Alves, ex-atleta do São Paulo, seleção brasileira e Barcelona, que está na iminência de ser condenado por estupro de uma moça numa boate de Barcelona.

 

Para se defender, Dani Alves já mudou de versão três vezes. Primeiro disse que não conhecia a vítima, depois que o sexo entre eles foi consentido, por último admitiu que cometeu o abuso por estar embriagado e fora de si, visando reduzir a pena. A pergunta que fica é por que esses casos de abuso sexual são recorrentes no mundo do futebol, que é notadamente machista.

 

Há aqueles que falam que as mulheres se aproveitam da fama do jogador. Mas isso não é motivo. Pode acontecer da mulher dançar com um jogador na balada, até ficar com ele, mas não querer transar com o mesmo. E isso não dá permissão para o cidadão fazer sexo forçado com ninguém. E o álcool não é desculpa. Quantas pessoas abusam de álcool e substâncias ilícitas e não chegam a violentar ninguém.

 

Há um caso semelhante no filme Thelma e Louise, onde Louise aceita dançar com um desconhecido, que paga uma bebida para ela, são vistos juntos, eles vão para o estacionamento, mas na hora H, Louise não aceita fazer sexo com ele. O criminoso então decide violentá-la à força. E é quando Thelma intervém, alvejando o abusador, impedindo o estupro. É claro que a justiça não deve ser feita com as nossas próprias mãos, mas se Thelma não intervém um crime bárbaro iria acontecer. E o exemplo do filme mostra que não é porque a mulher aceita dançar, ficar com o homem, se na hora H ela se recusar, o não deve ser aceito como não. Não é não!

 

O caso do Robinho está sendo julgado pelo STF para ele cumprir a condenação da Itália aqui no Brasil. Espero que ele pague por esse crime hediondo, ao contrário de Cuca, e à exemplo do que acontecerá, muito provavelmente, com Daniel Alves.

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 17/02/2024
Reeditado em 17/02/2024
Código do texto: T8001131
Classificação de conteúdo: seguro