Sermos quem somos

Não é fácil ser quem somos. É complicado. E é complicado porque, ao assumirmos nossa própria identidade, estaremos, provavelmente, contrariando a tantas expectativas. Estaremos enterrando sonhos. Estaremos rasgando projetos que foram feitos para nós. Pode parecer errado, mas é um fato que as pessoas esperam algo de nós a partir do que acreditam que devamos fazer. E é por isso que se torna tão difícil viver nossa própria verdade. A quem estaremos magoando? A quem estaremos ferindo? A quem estaremos desapontando? Mas se escolhermos seguir por caminhos que foram desenhados para nós sem levarem em consideração as nossas aspirações e afinidades, estaremos magoando, ferindo e desapontando a nós mesmos. Então o que vivemos é um grande dilema. Queremos ser felizes. Mas às vezes essa felicidade custa a compreensão daqueles que nos cercam.

No entanto, quando existe amor de verdade entre você e os demais, também há compreensão. Quando você assume a sua verdade, seja ela qual for, e oponha-se ela ao que quer que pensem a seu respeito, as pessoas se sentirão incomodadas. Terão que rever seus posicionamentos. Terão que rever o significado que atribuem a você. E isso pode ser desconfortável. Mas se elas o amam de verdade, se o sentimento é genuíno e superior a qualquer desejo egoísta que possam ter, elas conseguirão olhar nos seus olhos e respeitar a sua existência. Irão compreendê-lo. Irão aceitá-lo. Entenderão que na vida temos um tempo curto demais para que fiquemos cobrando dos outros a realização de sonhos que na verdade são apenas nossos.

Pode ser arriscado assumir nossas verdades. Nunca saberemos quais poderão ser as reações. Não podemos ter certeza sobre os sentimentos das pessoas ao nosso respeito. Mas vale o risco. Nessa de assumirmos quem somos, contrariando o que dizem que deveríamos ser, descobrimos quem é verdadeiro e quem só quer ver a própria imagem sobreposta à nossa.

(Texto de @Amilton.Jnior)