Lei de Gerson

A expressão nasceu em meados da década de 80 quando o jornalista Mauricio Dias entrevistava o professor e psicanalista pernambucano Jurandir Freire Costa por ocasião de seu artigo "Narcisismo em tempos sombrios". Foi nesta entrevista que Dias batizou como "Lei de Gérson" o desejo que grande parte dos brasileiros tem de levar vantagem em tudo. Mais tarde, em 1992, na edição 18 da revista Teoria e Debate, o termo "Lei de Gérson" foi novamente lembrado por Maria Rita Kehl em entrevista com o mesmo Jurandir Freire da Costa.

 

Ao cunhar a expressão "Lei de Gérson", Maurício Dias fez alusão à propaganda televisiva de 1976 criada pela agência Caio Domingues & Associados, que havia sido contratada pela fabricante de cigarros J. Reynolds, proprietária da marca de cigarros Vila Rica, para a divulgação do produto. O vídeo apresentava o meia-armador Gérson, jogador da Seleção Brasileira de Futebol, como protagonista.

 

O vídeo tem início com a afirmação de que Gérson foi o "cérebro do time campeão do mundo da Copa do mundo de 70". A narração é feita pelo entrevistador, que se apresenta de terno, gravata e microfone à mão. A cena se passa em um sofá de uma sala de visitas.

 

O entrevistador pergunta por que Gérson escolheu os cigarros Vila Rica. Ao iniciar a resposta, Gérson saca um maço de Vila Rica e oferece um cigarro ao entrevistador. Enquanto o entrevistador fuma seu cigarro Vila Rica, Gérson explica os motivos que o fizeram preferir aquela marca.

 

"Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro? Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também, leve Vila Rica!".

Mais tarde Gérson se disse arrependido por ter associado sua imagem ao anúncio, visto que qualquer comportamento pouco ético foi sendo aliado ao seu nome nas expressões Síndrome de Gérson ou Lei de Gérson.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_G%C3%A9rson

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 14/02/2024
Código do texto: T7998980
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.