A Empatia não existe

"O homem é mal por natureza a menos que precise ser bom". Estou pensando muito nesta frase ultimamente. Aqui, dentro do ônibus lotado sendo prensado pela porta e por um homem relativamente robusto eu penso sobre isso... "Qual é a verdadeira face do ser humano?" Todas as pessoas têm máscaras sociais, que são utilizadas em alguns momentos da vida. Tem a máscara da empatia, a máscara da solidariedade, E por aí vai. O ser humano é falso a maior parte do tempo até eu. Quem nunca sentiu inveja de alguém mas a parabenizou mesmo assim, que atire a primeira pedra! Ainda prensado na porta eu penso: "bom, para quebrar essa máscara e ver a verdadeira face de uma pessoa é só aplicar em sua vida, uma situação tensa, o pânico mostra as verdadeiras intenções de uma pessoa".

Graças a esse pensamento, eu cheguei a uma conclusão curiosa, "o universo não se importa comigo, ninguém se importa se eu vivo ou morro nem mesmo meu pai. Se eu vivo eu trago dinheiro, se eu morro libero espaço no quarto só isso. Meu pai diz para não causar problemas para os outros, mas agora eu sei que o único motivo dele ter dito isso foi para evitar qualquer incoveniente para si mesmo, essas palavras nunca foram para ajudar seu filho, eles eram somente para seu próprio benefício e só para isso. Não importa o quão forte seja seu laço, no final todos os humanos estão puxando os tapetes uns dos outros." A empatia não existe "ele parece ser legal, por que não ser amigo dele?" Esse pensamento é só sua mente enganando a si mesma "se eu for amigo desse cara e precisar de ajuda, ele irá me ajudar sem pestanejar" essa é a sua verdadeira intenção. No final todos nós humanos seguimos um instinto de sobrevivência e superioridade inconscientemente.

Tarcísio
Enviado por Tarcísio em 10/02/2024
Reeditado em 10/02/2024
Código do texto: T7996422
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.