Hipóteses de um jovem sobre as doenças modernas parte 1

Ao meio aos desdobramentos da guerra civil americana, uma excêntrica figura conhecida como John Brown tomou os holofotes da guerra pela emancipação. Isto se deve, principalmente, por conta de sua quase certa loucura. John Brown, era um homem comum que cedeu a loucura após diversos fracassos econômicos e assim, liderou cenários violentos como o massacre de Pottawatomie. Tendo isto em vista, não é necessário um louco - aquele desprovido de bom senso, razão e incapaz de viver em sociedade - para cometer atos horrendos. Um simples homem ordinário é suscetível a isto. Isto se dá pela mescla de dois fatores os quais são impostos aos indivíduos da sociedade contemporânea: Os enfermos modernos e o aumento de fracassados.

O primeiro fator é familiar para a maioria de nós, provavelmente, você já sofre com pelo menos uma destas doenças. Ansiedade, depressão, insônia, isolamento social, transtornos alimentares, nomofobia e distorção de imagem são alguns exemplos. Tais doenças (com exceção da nomofobia) já existiam ao longo da história - ciência que estuda o ser humano no tempo - e, assim, não deveriam ser novidades. No entanto, a razão pela qual nomeio elas como "enfermos modernos" é sua intensidade, ocorrência, consequência e origem específica desta era. Tanto a intensidade como a ocorrência e as consequências seguem em um crescente aumente no decorrer das últimas décadas. Simultaneamente, a ascensão da potencia das grandes empresas divide de um crescimento similar - decorrente da terceira e quarta revolução industrial . Isto é, ambas apresentam um crescimento proporcional, o sofrimento alheio e o crescimentos dos principais veículos do capitalismo informacional financeiro. Tal proporcionalidade não é uma mera coincidência visto que as engrenagens deste sistema econômico depende de mão de obra eficiente e, sobretudo, de um mercado consumidor ativo. Assim, para se conseguir um amplo mercado consumidor ativo, as grandes corporações incentivam o sofrimento alheio de forma a vender seu produto como uma solução. Isto ocorre a medida em que um padrão de beleza irreal é estipulado à nossa sociedade. A medida em que, a cada geração, novas formas de se escapar da realidade são criadas e comercializadas. A medida em que o vício é incentivado para adquirir mais vendas. Deste modo, os chamados enfermos modernos se tornaram parte de um sistema econômico dominador de homens e assim, ambos se relacionam em um ciclo intensificador.

Notas do autor:

Não gostei da introdução do John Brown. Toda a parte um girou em torno explicação do tema e dos enfermos, não pude ao menos relacionar tal fator ao fracassado e sua similaridade para com os loucos.

Esta é minha visão sincera sobre tudo discorrido neste texto, dito isso, ainda sou um ser humano em formação e estou mais que aberto para comentários, críticas, diálogos e aprendizados.

Felipe Yamato
Enviado por Felipe Yamato em 07/02/2024
Código do texto: T7994363
Classificação de conteúdo: seguro