Reflexão sobre a natureza do universo

 

Alguns dos nossos irmãos ateus, julgando que com tal pergunta irão nos embaraçar, questionam: "O que fazia Deus antes de criar o universo?"

Essa indagação é muito antiga e é abordada por Santo Agostinho em "Confissões". Havia padres que davam como resposta irônica: "Estava criando o inferno para colocar quem faz esse tipo de pergunta". Santo Agostinho não concordava com uma resposta desse tipo, que é apenas zombeteira e nada esclarece.

Na verdade o que falta em nossos irmãos ateus é um raciocínio mais filosófico, entravado pelo materialismo. Precisamos entender que o universo é composto de matéria, energia, espaço e tempo. Einstein mesmo definiu o universo como "um contínuo quadridimensional espaco-tempo". O tempo não é portanto um fator externo ao Cosmos, mas faz parte dele.

No belo livro "O universo e o Dr. Einstein", editado no Brasil pela Melhoramentos, Lincoln Barnett fala da Segunda Lei da Termodinâmica, que prevê a entropia final do Universo, quando, acredita-se que todos os processos acabarão com a total difusão da energia.

E o próprio Tempo cessará.

O Tempo e o Espaço não existem de per si e só têm sentido como arcabouço da matéria e da energia. Não se poderia falar em espaço se nada existisse, e o tempo só faz sentido se houverem eventos.

Assim, não tem lógica perguntar o que Deus fazia antes de criar o universo porque não existe "antes". Assim como o tempo terá um fim, ele teve um começo. Isso foi descoberto pelo grande cosmologo Padre George Lemaitre, a singularidade que deu início à Criação.

O raciocínio puramente imanente (ateísta) não consegue se aprofundar nesses assuntos e necessariamente leva ao erro.

E quanto a Deus? Bem, o Ser Supremo, o Existente em Essência, não vive no tempo mas na Eternidade.

 

imagem Vaticannews