CURA - Circuito Urbano de Arte - inspirada no grafite pró nazista encontrado em universidade sul africana

 

     PiXação é um fenômeno urbano, típico das grandes cidades e caracteriza-se pelo uso ortográfico da letra X (xis) na sua nomenclatura e de uma sociabilidade que amplia a rede de relações dos indivíduos, podendo expandir-se para a integralidade do território da metrópole. Há quem compare os pixadores aos bandeirantes que iniciaram o reconhecimento do território do país nos primórdios do séc. XVI, partindo com as bandeiras das monções no rio Tietê, em Porto Feliz, cidade localizada no interior do Estado de São Paulo.

 

     Há um conjunto de pixadores, responsáveis por um movimento de conquista no campo da arte contemporânea. Situa-os em eventos internacionais na cidade de Paris, em França, e Berlim, na Alemanha, ao mesmo tempo em que faz um retrato dessas metrópoles modernas no século XIX. 


     A piXação é arte quando inserida no debate da arte contemporânea, e esse entendimento se dá por meio da influência do pensamento do artista Marcel Duchamp que "enunciou a ideia de que todos são artistas, basta reconhecermos a capacidade criativa partilhada pela humanidade". Para além da arte, qual a relação entre piXação e política? Para Djan Ivson, conhecido também como Djan Cripta, "o pixo é a própria política das ruas", isso porque, para ele, o piXo é a forma que o jovem que vem da periferia encontra para ocupar principalmente o centro da cidade, local que o foi negado "por causa dessa especulação imobiliária que sempre jogou as pessoas com menos renda para as periferia.

 

https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2021/03/16/pichacao-x-grafite-por-que-um-e-crime-e-o-outro-nao.htm?cmpid=copiaecola

 

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 31/01/2024
Código do texto: T7988976
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.