QUANDO OS OLHOS TRADUZEM O TEXTO DA VIDA

Opinião / pensamento

Há dez anos ...sobre uma entrevista.

A BBC NEWS hoje colocou, dentro da sua programação, uma HARDtalk , a reapresentação duma antiga entrevista .

A história do Sr. NICHOLAS WINTON é conhecida no mundo todo.

Quando foi entrevistado, em 2014, ele contava com 105 ANOS e morreria um ano depois.

A entrevista é longa, não há tradução, mas algo me chamou atenção: embora disfônico pelo tempo, já com difícil articulação das palavras, mostrava uma cognição esforçada e invejável e também ensinou que, para os 105 anos de OLHOS👀 que muito viram, perenemente atônitos por testemunharem um mundo confuso e beligerante, NÃO É PRECISO TRADUÇÃO DO TEXTO. A face fala por si só...

Nela é possível se enxergar a emoção de relembrar flashes nítidos da vida que enfrentou pelos horrores dos palcos da História da Humanidade.

Menção igualmente aos olhos do entrevistador que parecia não acreditar no que ouvia e no que via...quando lhe perguntou, lá em 2014!, se ele acreditava que HOJE O MUNDO É UM LUGAR MELHOR, obviamente se comparado ao tempo que ele havia nascido ... inclusive ao que já havia visto , a despeito de tanto avanço tecnológico , o que cresce rapidamente ( a IA ainda não era tão protagonista dos nossos atuais medos...).

Ele responde que "com o passado sempre podemos aprender".

Imediatamente, a mim, me veio um sentimento: "ele sequer imaginaria a História corrente que vivemos no atual mundo."

Sim, é preciso acreditar ...

Eu me e lhes pergunto: SERÁ QUE APRENDEMOS ALGO A MELHOR?🤔

Mas um fato observativo é notório : somente uma vida com propósito essencial pode aumentar a chance duma longevidade saudável.

O presente IMPAGÁVEL dum cérebro tão ágil, apesar dum " hardware" de mais de um século de funcionamento! 😱

Fazer a diferença, ao meio e no meio, quiçá seja nosso único propósito vital na jornada.

O que nos mantém " acesos".

Como disse CORA CORALINA: "se não for para o coração das pessoas...para o que será?"

Cada vez mais me convenço de que, nessa dimensão, SOMOS RESPONSÁVEIS APENAS PELOS NOSSOS FEITOS.

A cada vez mais insana loucura da HUMANIDADE não podemos colocá-la na nossa bagagem de vida, quando nosso propósito é apenas em prol das VIDAS.

Somos responsáveis, tão somente, pelos atos que emanam das nossas mãos embuídos pelo pulso dos nossos corações.

Responde pela História quem a fez.

Terminada a missão é hora de fazer as malas e se despedir do palco...na certeza duma plenitude humanística alcançada.

🌹

Entrevista no YouTube. Vale ver. Para crer.