Ressignificar

Somos atravessados por nossas experiências, não tem jeito... Isso quer dizer que para sempre seremos acompanhados pelas nossas memórias, afinal, elas ajudam a nos compor, a nos dar um sentido, a fortalecer o nosso senso de identidade a nós e aos outros. Mesmo as mais terríveis e dolorosas delas. Não existe um botão que as delete simplesmente. Muitas vezes já ouvi – e até mesmo já pensei – o quanto seria incrível se pudéssemos acessar o nosso sistema interno e simplesmente apagar aquelas lembranças que nos arrancaram lágrimas, que nos causaram raiva e que se tornaram desagradáveis. Só que essa imaginação nunca poderá se transformar em realidade. Até porque não dá para “resetar” a existência. Ela é contínua e sempre prossegue.

Mas se não podemos apagar nossas tristes lembranças, como fazer para que não sejamos mais incomodados por elas? Porque às vezes acabamos atrapalhados. Queremos viver algo novo, porém as semelhanças com as experiências antigas nos trazem aquele medo paralisante. E não arriscamos. Desistimos de viver algo incrível porque tememos reviver algo que se tornou repudiável. Isso acontece por não entendermos que se, por um lado, a nós é negado a possibilidade de apagar nossas dores e nossos traumas, por outro, temos total direito de ressignificar nossas histórias ao ponto de olhar para aquilo que tanta dor nos causou e não mais sentir o seu desagrado. Podemos dar às experiências de angústia e desespero um novo lugar para que não sejamos impedidos de prosseguir em nossa caminhada.

Ressignificar as experiências é simplesmente dar a elas um novo significado, um novo espaço, uma nova posição dentro de nós e impedi-las de continuarem a nos governar, a influenciar em nossos sentimentos, a impactar em nossas decisões. Ressignificar as experiências pode ser perdoar a nós mesmos pelos erros cometidos, pode ser compreender que tivemos que passar por aquela experiência para aprender algo ou para simplesmente chegarmos onde estamos e hoje termos as oportunidades que nos estão sendo oferecidas. Talvez aquela dor tenha que ter acontecido para que hoje você tivesse a chance de sorrir largamente. Ressignificar as experiências é isso. É entender que as coisas não acontecem pura e simplesmente para nos machucar ou abater. As coisas acontecem. O significado é dado por nós.

E ressignificar as experiências abre, dentro de nós, espaço para que o novo se achegue sem que seja contaminado pela visão do antigo que vivemos. É quando não entramos em um relacionamento acreditando que seremos traídos novamente. É quando não entramos no emprego novo acreditando que passaremos pelas mesmas adversidades que nosso chefe anterior nos impunha. É quando deixamos de passar por experiências parecidas com aquelas que angústias nos causaram entendendo que as situações são outras, a realidade é outra, nós mesmos somos outros. Não quer dizer que tropeços não acontecerão ou que estaremos completamente isentos de algumas quedas. Quer dizer apenas que teremos abertura para aquilo que a vida está nos oferecendo. Não procuraremos por padrões nem pistas. Isso porque estaremos mais preocupados em, vivendo o novo, sermos renovados a cada dia! Ressignifique sua história. Ressignifique sua vida!

(Texto de @Amilton.Jnior)