PAZ, IDEAL INALCANÇÁVEL
É voz corrente entre a maioria da população mundial que, a paz deve ser o objetivo maior a ser alcançado.
A Pax Romana, determinou o fim das guerras dentro do império que se estendia no entorno do Mar Mediterrâneo e a Bretanha; a paz da convivência harmônica entre os diferentes pregada por Jesus – eu vos dou a minha paz -; o respeito ao estrangeiro como determinante de paz, conforme definição de Dom Benito Juarez; e mais tantos outros pacifistas espalhados pelo mundo que insistem em contrariar a lógica, porque a competição é base fundamental para a preservação da vida, a alimentação, a liderança do grupo, a dominância territorial e, entre a maioria dos machos (também algumas fêmeas como as hienas) há competição para garantir a exclusividade na reprodução e manutenção do genoma da Espécie.
As disputas também estão presentes entre os organismos mais simples, se não por reprodução, geralmente assexuada, mas por alimento e território.
Talvez a explicação para isso seja o fato de que nós e demais componentes do Reino Animalia, por sermos heterotróficos, não temos a capacidade de produzir nosso alimento, como acontece com os pacíficos autotróficos do Reino Plantae que se alimentam por síntese ou os do Reino Fungi, cuja maioria se alimenta de matéria orgânica em decomposição, mas há também predadores entre eles.
Vale salientar que o parasitismo está presente nos três Reinos e, sendo o ato de parasitar uma agressão física, (entre nós seres humanos também psicológica e/ou financeira) podemos considerar que a paz é um ideal inalcançável.
CITAÇÕES
Eu vos dou a minha paz – evangelho de João 14:27
Dom Benito Juarez, estadista mexicano