Nossos caminhos

Nessa sociedade que tanto preza pelo sucesso a qualquer preço, desistir pode soar de forma desagradável e talvez torçam os narizes quando expressarmos o nosso desejo por abrir mão de algo no qual já não acreditamos. No entanto, em muitos momentos de nossas vidas, a desistência, além de ser o único caminho possível, é o que seria capaz de nos levar a destinos maravilhosos. Na verdade, gosto de pensar de uma maneira que talvez ilustra bem o que quero dizer com desistência. Suponhamos que tenhamos como objetivo conquistar o tão sonhado diploma da faculdade. Então escolhemos determinado curso e começamos a cursá-lo. Mas, no meio da caminhada, ou mesmo nos primeiros passos, descobrimos que aquele não é o nosso caminho. Alguns, por não reconhecerem a desistência como algo compreensível, talvez insistam e cheguem ao destino que tanto queriam cheios de marcas e amarguras. Mal conseguem celebrar a conquista que tanto almejaram. Outros, no entanto, sabedores de que na vida mais importante que o fim é o processo, mais importante que a chegada é a caminhada, abrem mão do caminho que escolheram e partem para outro. Iniciam outro curso. Retomam seus estudos e, satisfeitos com a escolha, sentem que finalmente estão no caminho certo. Aproveitam esse percurso. Não desejam amargamente pelo final da graduação. Antes a aproveitam mês após mês, semestre após semestre. E quando abraçam o diploma, o fazem com lágrimas de felicidade encharcando os seus olhos. O objetivo era o diploma, mas quem disse que existia apenas um caminho até ele?

Na vida deveria funcionar dessa maneira. Temos muitos objetivos e traçamos caminhos até eles. Caminhos muitas das vezes rígidos e inflexíveis. Caminhos que até mesmo são cópias de caminhos trilhados por outras pessoas nas quais nos inspiramos e cujos passos procuramos imitar ignorando o fato de que os calçados que ficam bem em alguém podem ficar tremendamente desconfortáveis em outrem. Em suma, caminhos que não nos pertencem. E acabamos desconfortáveis. Insistimos em algo achando que aquele é o único meio capaz de nos trazer o que almejamos, seja a felicidade, o amor ou a paz. Não ousamos olhar para o lado e deslumbrar outro caminho. Não nos encorajamos a desistir daquela estrada tão apertada e estreita que não nos cabe e recomeçar em outra mais larga e confortável que, apesar dos obstáculos, nos dará condições de enfrentá-los. Insistimos no que não deveríamos e perdemos tempo de investir no que a nós teria sentido. Ignoramos que outros caminhos podem nos levar ao mesmo destino, basta que desistamos de nossa teimosia e inflexibilidade e aceitemos a vida com disposição e abertura!

Desistir por desistir não é uma opção. Mas insistir por insistir também não. É necessário que haja sabedoria em nossas mentes e luz em nossos passos. É necessário que saibamos quando é a hora de insistir e quando é a hora de desistir para recomeçar de outra maneira, em outro lugar. É necessário desapegar de ideias e ilusões. É necessário fluir com a vida enquanto ela estiver fluindo. É necessário compreender que há muitos caminhos, não precisamos sofrer naqueles que não foram construídos para nós.

(Texto de @Amilton.Jnior)