O HOMEM QUE LIA LIVROS

Em uma galáxia muito distante havia um vendedor de livros antigos , era em uma antiga quitanda , porém, não havia portas .

Zé Ninguém passava 8 horas do dia lendo , e isso já faziam 54 anos , o que corresponderia há 18 anos lendo sem parar ininterruptamente.

O ano era 1997 eu eu tinha 16 anos quando o diabo pegou minha mão, me tirou da minha casa e me fez um Homem, eu só tinha alguns cigarros, um vinho barato e um coração punk que rasgava meu peito feito à navalha.

Eu fui no Sebo do Zé Ninguém e fui pedir uma dica de livro sobre a frieza e falta de escrúpulos do ser humano diante de situações de conflito e ele me trouxe um livro de bolso escrito " A metamorfose " de Franz Kafka. Paguei o livro e fui embora .

Depois de ler tudo por 3 vezes eu voltei ao sebo entusiasmado por mais livros de Kafka .

Chegando lá , Zé Ninguém não estava lá , fiquei folheando alguns livros até me deparar com um livro de Carlos Castaneda e um trecho me chamou muita a atenção : " Não preciso de escoras nem de corrimãos. Sei quem sou. Estou sozinho num universo hostil e aprendi a dizer: que seja! (mestre Juan Matus) .

Acabei cochilando por sei lá quanto tempo , com o livro de Castaneda em meu peito .

Quando despertei vi Zé Ninguém ao longe ainda com a vista meio embaçada , balbuciei algumas palavras desconexas e me levantei .

Perguntei a Zé Ninguém se ele não tinha medo que alguém roubasse os livros já que nem porta tinha , ele calmante pegou seu rapé , inalou , acendeu uma arapiraca e a fumaça densa parecia ter vida .Finalmente ele respondeu :

- Não se preocupe garoto , quem não sabe lê não rouba livros e quem sabe ler , não é ladrão .

Perguntei quanto era o livro , e ele me pediu para mostrar a capa .

Mostrei a ele e Zé Ninguém deu mais um trago e jogou a guimba fora e disse :

- Pode ir garoto , não é nada ... é Carlos Castaneda né ?! ( risos ) você vai voltar hahaha , vai voltar hahaha .

Almir Prado
Enviado por Almir Prado em 18/01/2024
Código do texto: T7979310
Classificação de conteúdo: seguro