CASA GRANDE E SENZALA, APENAS MAQUIADA

 

O Mundo, visto pelo olhar popular, é fascinante.

Numa linguagem simples, são capazes de dizer verdades em frases lacônicas, principalmente quando, ainda, não foram contaminadas pelas vozes do Novo Mundo, quando elas brotam da mente virgem.

Minha sogra, que já desceu à terra, dizia:

- "Casamento para mulher pobre é emprego." Cara, nada mais certo. As mães recomendavam às filhas, duas coisas: a se superarem em habilidades manuais, tipo saber cozinhar, lavar, engomar, fazer toalhas de renda, e, na hora de escolher o bem-amado, que ele fosse bancário, mas, não era só isso: tinha que ser funcionário do Banco do Brasil.

Mal sabiam elas - mãe e filha -, que estavam repetindo uma prática ancestral, aonde as mulheres, por gravidade, viravam empregadas domésticas.

Atualmente, mudou alguma coisa no seio da classe-que-vive-do-trabalho? Não.

Expliquemos: o ser humano, no Capitalismo, perde a sua individualidade ao tornar-se operário, automaticamente, vira um alienado. Não se pertence mais.

A escrotidão deste comportamento capitalista, é que ele rebervera, imaginem, no seio da família, trazido para dentro de casa, pelo próprio operário, reproduzindo a sua alienação.

O operário-alienado quando chega em casa, ao colocar o pé na soleira da porta, já inicia o rosário de cobranças à esposa:

- O jantar está pronto?

- Minhas cuecas foram lavadas?

- Minha roupa para amanhã, já está engomada?

- Você levou os meninos para a escola?

- Mais tarde, hein, meu bem? Vai rolar um rala-e-rola?

Como diz um viciado em jogo de baralho: "É de ás a reis.", a cobrança no seio familliar.

Esta mecânica, é da própria dinâmica do Capitalismo, procedimento ipsis literis, aplicado no curral para o touro, a vaca e bezerros, domínio absoluto.

Vocês acham, que na altura do campeonato, mudou alguma cosa? Mudou foi o cacete...

Mulheres parlamentares, tem chance em seus Partidos políticos?

Por quê os machões não determinam percentuais às mulheres em  seus Partidos, tipo meio-a-meio, 50%?

No Governo atual, quantas mulheres assumiram Ministérios?

E, olha, em um Governo que se diz Socialista...

Continuo puto...   

Sagüi
Enviado por Sagüi em 17/01/2024
Código do texto: T7978437
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.