Quando aprenderemos a conviver?

Eu me entristeço ao ver que as pessoas continuam cometendo os mesmos velhos erros. Episódios como a guerra em Israel só me fazem perguntar: quando aprenderemos a conviver e a nos olhar além das diferenças, entendendo de uma vez por todas que, antes de tudo, somos seres humanos? Esta é uma pergunta que muito provavelmente não terá uma resposta satisfatória tão cedo. O ser humano tem a mania estúpida de brigar por motivos tolos.

Se alguém quiser me contestar, basta eu dizer que observe a realidade. Nós discriminamos os outros por causa de etnia, posição política e religiosa e até por causa de time de futebol. Eu não acho que uma pessoa é pior do que eu só porque ela votou em um determinado candidato, segue uma religião diferente da minha ou torce por um certo time. Todos nós temos o mesmo valor. Não existe ninguém melhor ou pior do que ninguém.

Desprezar uma pessoa por ela ser diferente é uma atitude preconceituosa e irracional. E, ainda por cima, impede-nos de conhecer as pessoas a fundo. Enquanto não superarmos os nossos preconceitos não seremos pessoas melhores.