O Macro Universo do Pensamento Humano

O pensamento humano se assemelha a um macro universo de ligações nervosas que se entrelaçam, assemelhando-se a prótons, íons e nêutrons. A cada instante, estamos nos conectando conosco mesmos; cada checkpoint representa uma gravação crucial de lembranças que não podem ser deletadas. Cada pensamento externo, mesmo que inicialmente negligenciado, é registrado na superfície de nossa mente, permanecendo na trilha de nosso disco rígido. Em certo momento, pode parecer insignificante e ser sobreposto por outro mais relevante.

O espaço mental que possuímos é suficiente para uma vida inteira, mas nos limitamos em termos de armazenamento quando não construímos novas vias de acesso e expansão. Uma mente estagnada, restrita a captar fontes externas superficiais ou desprovidas de conexão com algo profundo e significativo, assemelha-se a um disco rígido cujo rótulo indica capacidade de armazenamento em terabytes. Quando atingimos o limite dessa capacidade, o disco fica repleto de detritos produzidos por terceiros, relegando apenas alguns arquivos originais, criados a partir de um conhecimento aprofundado.

Esse conhecimento funciona como uma poupança, a ser utilizada nos momentos certos com discernimento. Pode ser empregado para ensinar e compartilhar ideias. Nesse momento, percebemos que o aprendiz transformou-se em mestre do conhecimento. Assim, em cada mente que produz e armazena conhecimento de maneira útil e eficaz, ética e bondosa, estabelece-se uma sintonia com o universo. Cada próton, íon e elétron gerado e disperso nessa onda de frequência infinita perdura eternamente.