Falha de caráter é um comportamento hereditário?
Tanto a Genética como a Neurocriminologia comprovando que cerca de 60% das características que compõem a Personalidade são hereditárias.
A Personalidade é o resultado do Caráter, do Temperamento, das Emoções, do comportamento, e das expectativas que temos...
E apesar do Temperamento humano não poder ser alterado, caso exercitemos novas habilidades, ele poderá ser maleado.
Como a Realidade é um “Poder Supremo” dos humanos, para que aconteça o desenvolvimento cultural da humanidade, não importa quem diz algo, mas sim, o poder modificador do que é dito.
Uma exceção é a “Maldição de Cassandra”, quando quem fala a verdade, é completamente ignorado.
Joseph Goebbels (o Ministro da Propaganda nazista de Adolf Hitler), afirmou que, Uma mentira contada mil vezes termina se transformando numa “verdade”; pois quem não verifica a veracidade do que é divulgado, costuma terminar acreditando nas Propagandas Enganosas, nas “lavagens cerebrais”, nas Mensagens Subliminares, nas Repetições Programadas, ou nos Merchandising.
Com o passar do tempo e a repetição constante do que é afirmado.
Até mesmo o mentiroso compulsivo pode chegar ao absurdo dele próprio terminar acreditando nas mentiras, que foram inventadas.
É um comportamento absurdo, hipócrita e desleal, alguém falar alguma coisa, porém terminar fazendo algo completamente oposto ao que prometeu, inclusive quando o mentiroso tem plena consciência das consequências negativas que os seus atos obscuros causarão.
Mas infelizmente isso acontece muito nos relacionamentos pessoais.
Os indivíduos que desejam “levar vantagem”, que desejam ganhar o debate (ainda que de forma desonesta), que possuem alguma falha de caráter, ou que acham normal falar tudo o que o outro deseja ouvir.
Pouco se importam com as consequências negativas que as suas irresponsabilidades produzirão.
E mesmo o indivíduo sendo do tipo que diz apenas os que os outros desejam ouvir, ele costuma reagir de maneira vingativa, com os que fazem comentários tóxicos sobre ele, ou sobre alguém que o mentiroso gosta de maneira intensa.