Reflexões sobre a existência do universo

 

O Padre Maximiliano Kolbe, hoje reconhecido como santo, e que foi martirizado pelos nazistas, num de seus artigos lembrou o absurdo que seria acreditar que as peças de um relógio ⌚ iriam se montar sozinhas, sem ajuda do relojoeiro.

Assim também, e com muito mais razão, o universo não poderia se montar sozinho: surgir do nada, com leis pré-fabricadas (sem um legislador), organizar-se sozinho e se manter sozinho.

Se não existe uma Inteligência Suprema no comando e na origem do universo, ou seja um Deus vivo, a conclusão necessária, não explicitada por nossos irmãos ateus porém lógica diante das premissas materialistas, é que o universo é estúpido. Isso mesmo, um universo desprovido de inteligência é um universo estúpido.

Alguém em sã consciência - principalmente se tiver estudado alguma coisa de Física, Química, Astronomia e Biologia - acredita que vivemos num universo estúpido, que se criou a si mesmo (operando antes de existir) e evoluindo por mero acaso?

Equivaleria isso - lembra Duvivier SJ em sua monumental obra "Curso de Apologética Cristã" - a que, dos caracteres de imprensa atirados no ar ao léu, sairiam compostas a Ilíada, a Eneida e a Atália.

 

imagem freepik.com