Os dias comuns

O que é um dia comum? Aquele da nossa rotina, que não vemos passar por conta das nossas inúmeras tarefas e obrigações e compromissos e tudo aquilo que vamos construindo como parte da nossa vida? Cada um deve ter o seu dia comum, seja qual for.

O que não percebemos é que os dias comuns podem ser dias memoráveis, justamente pelo fato de talvez pararmos por um dia para fazermos algo por nós que não sejam obrigações, algo que fazemos para lembrarmos que a vida, a nossa vida, pode ser mais que compromissos em uma agenda.

Em um dia comum podemos olhar o sol, ler um livro, ver um filme. Ligar para um amigo que não falamos há tempos, ou alguém da nossa família. Podemos ir a um café, ou tomar uma cerveja, ou cuidarmos do quintal de nossas casas, coisas que parecem tão rotineiras que esquecemos o valor delas.

Dizer a alguém que é importante para nós que a amamos, fazer carinho no cachorro, ou gato, ou em si mesmo. Todas as coisas que compõem nossa vida e que podemos esquecer de vivê-las, pois nossas obrigações e responsabilidades vêm primeiro, o que com o tempo pode tornar todo o resto pesado e insignificante. Viver é melhor que sonhar já dizia Belchior, e os dias comuns são dias para nos lembrarmos do que acaba sendo importante e se perde nas areias do tempo. Lembremos o que nos faz humanos.