Série: Juntos para Pertencer: 1. O VALOR DE ADORARMOS JUNTOS
SÉRIE: JUNTOS PARA PERTENCER
1. O VALOR DE ADORARMOS JUNTOS
Atos 16.22-28
Introdução: Hoje vamos conversar sobre pertencimento. Mas, afinal o que é pertencimento? Em linhas gerais, pertencimento é a conexão gerada entre pessoas que as levam a participar de um todo. É aquela percepção de alguém de ser parte de uma comunidade, de uma igreja, de uma família, de uma empresa, etc. A igreja que consegue criar laços firmes entre as pessoas e suas potencialidades e dons consegue conduzir com mais facilidade em direção a objetivos comuns.
• Quais são os lugares que você se sente fazendo parte?
• Você se sente fazendo parte de nossa igreja? Ou de sua igreja?
Sem esse senso de pertencimento você dificilmente conseguirá cumprir os propósitos de Deus para a sua vida, pois:
“Se você estiver fazendo algo grande não poderá fazer sozinho, e se fizer sozinho não será grande!”
(Pastor Carlito Paes)
O VALOR DE ADORARMOS JUNTOS
Hoje falaremos sobre: O VALOR DE ADORARMOS JUNTOS, e os Salmos nos incentiva a fazermos com outros irmãos:
“Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do SENHOR, o nosso Criador; pois Ele é o nosso Deus, e nós somos o povo do Seu pastoreio, o rebanho que Ele conduz”.
(Sl. 95.6-7)
A essência da adoração é a rendição. Render-se a Deus é uma resposta natural ao maravilhoso amor e a misericórdia de Deus. Nós nos entregamos a Ele não por medo ou obrigação, mas por amor. Porque Ele nos amou primeiro. Deus quer a sua vida – toda ela, 95% não é suficiente.
Existem três barreiras que impedem a nossa total rendição a Deus:
• Medo,
• Orgulho,
• Falta de compreensão;
COMO PODEMOS ADORAR A DEUS?
1. ADORAMOS QUANDO AMAMOS A DEUS DE TODO O CORAÇÃO
• Adorar é muito mais que louvar, cantar e orar a Deus. É um estilo de vida que compreende apreciar a Deus, amá-Lo e nos doar para sermos usados em Seus Propósitos.
“Ao contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida, quer pela morte; porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”.
(Fp. 1.20-21)
2. ADORAMOS A DEUS QUANDO AMAMOS UNS AOS OUTROS
• Seguir a Cristo não é apenas uma questão de acreditar, mas também inclui pertencer e aprender a amar a família de Deus.
“Agradeço a Deus toda vez que me lembro de você. Deus é minha testemunha de como tenho saudade de todos vocês, com a profunda afeição de Cristo Jesus”.
(Fp. 1.3, 8)
3. ADORAMOS A DEUS QUANDO SEGUIMOS O EXEMPLO DE JESUS
• Deus quer que prossigamos crescendo até a maturidade espiritual. E maturidade espiritual é nos tornar como Jesus na forma de pensar, de sentir e de agir.
“Seja a atitude vocês a mesma de Cristo Jesus”.
(Fp. 2.5)
4. ADORAMOS A DEUS QUANDO SERVIMOS UNS AOS OUTROS
• Deixamos escapar muitas oportunidades para servir porque nos falta sensibilidade e espontaneidade. Grandes oportunidades para servir nunca duram muito. Elas passam rapidamente, e algumas vezes nunca voltam a ocorrer. Então, aproveite as oportunidades de servir com os seus dons, habilidades, bens, tempo, dinheiro, etc.
“Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo. Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês”.
(Fp. 4.10, 17)
5. ADORAMOS A DEUS QUANDO O LOUVAMOS EM MEIO AS TRIBULAÇÕES
• Quando louvamos em tempos de tribulação o chão se abala e as cadeias se abrem (At. 16.25-28). Em meio as tribulações você está sendo preparado para um grandioso serviço, e a sua visão está sendo ampliada. Você se torna forte, robusto e inabalável.
“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece”.
(Fp. 4.12-13)
6. ADORAMOS A DEUS QUANDO FALAMOS DE CRISTO A OUTRAS PESSOAS
• É um enorme privilégio – apresentar Jesus a outras pessoas, ajudando-as a descobrir Seus propósitos e preparando-as para o seu destino eterno.
“Mas que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro”
(Fp. 1.18)
PARA REFLETIR E PRATICAR
“O motivo pelo qual muitos ainda estão angustiados, buscando e progredindo lentamente é que ainda não chegaram ao fim de si mesmos. Nós ainda tentamos comandar e meter o bedelho no trabalho que Deus realiza dentro de nós”.
(A.W. Tozer)
Muito mais que palavras ou canções, adoração é um estilo de vida que fazemos inclusive juntos com outros irmãos na fé. Portanto algumas reflexões necessárias
• Você se sente fazendo parte de alguma igreja?
• Tem alguma coisa que tem impedido a sua adoração?
• O que você pode fazer para aumentar o nível da sua adoração?
QUE SEU GENUÍNO ESTILO DE ADORAÇÃO O LEVE A CADA DIA
A EXPERIMENTAR UM POUCO MAIS DE DEUS!