Chega de Tanto Preconceito e Intolerância!

Ao realizar uma pesquisa sobre os últimos acontecimentos no Brasil, deparei-me com alguns ataques homofóbicos chocantes e monstruosos. São notícias difíceis de digerir, aliás, não tem como descer goela abaixo.

Como alguém se acha no direito de punir, machucar e torturar uma pessoa só porque não concorda com o jeito dela viver?

O preconceito é uma planta venenosa, carnívora e faminta, seus principais alimentos são o ódio e a intolerância. Ele está presente na internet, na mídia, dentro das igrejas, das escolas, universidades e principalmente do seio familiar.

Eu fecho os olhos e o meu coração sangra ao tentar imaginar quantos diálogos de cunho preconceituoso e destilação de ódio contra LGBTs foram falados na reunião de muitas famílias no último final de semana. Quantas crianças e adolescentes ouviram os pais, avós e tios falando que "viadinho e sapatão deveriam morrer". Quantos pais se envergonharam por ter um filho, como dizem, "afeminado"? Quantos casais tiveram que fingir amizade só para poderem participar da festa de Natal? Quantos casais passaram separados porque seus familiares não aceitam que sejam homossexuais? Quantos não atentaram contra a própria vida porque não conseguem ser aceitos? Os dados não mostram os números reais, mas quantas vítimas de homofobia, transfobia e lesbofobia foram assassinadas só no último dia 25?

25 de Dezembro, um dia para celebrar o amor ao próximo, o respeito e a união... Infelizmente , isso só vale se você se encaixar na caixinha milenar de padrões héteros, conservadores e submissos.

Até quando duas pessoas do mesmo sexo terão que ter medo de andar de mãos dadas em público por conta de ataques e xingamentos? Até quando casais homoafetivos serão o centro das atenções e olhares raivosos nos transportes públicos, shoppings, parques, ruas, supermercados e em qualquer lugar público e privado?

Até quando mulher comprometida só será respeitada se estiver acompanhada de um homem?

Até quando usarão a religião para machucar e propagar a morte do seu semelhante?

Até quando atacarão e matarão pessoas inocentes por não conseguirem ver elas felizes, amando e construindo uma família com outra pessoa do mesmo sexo?

Até quando usarão a liberdade de expressão e censura como desculpas para dizimar inocentes?

Eu me pergunto se algum dia deixaremos de ser hipócritas e passaremos a cuidar da nossa própria vida e salvação. Tocando no assunto da temida salvação, não é sendo justiceiro que te levará ao caminho da Glória.

Há pessoas que usam o deboche para encher a boca e falar que gay vai tudo pro inferno, que essa postura é pecado. Porventura, ser acusador também não é?

A nossa língua tem o poder de derramar sangue e de curar. Referente ao nosso próximo, cabe a nós decidirmos se seremos bons ou maus seres humanos.

Para o próximo ano e as seguintes décadas e séculos, oro a Deus e peço mais amor, mais tolerância, mais respeito, mais dignidade, mais fé, mais princípios de paz e luz. Sobretudo, a capacidade minha e do meu próximo de aprender a viver e conviver em sociedade.

Gabi Alves
Enviado por Gabi Alves em 28/12/2023
Reeditado em 28/12/2023
Código do texto: T7964094
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.