Sou eu um cinéfilo?

Embora eu tenha tatuado uma película cinematográfica em forma de bracelete no braço, considero-me um cinéfilo mequetrefe. Se tenho essa tatuagem, é mais pelo que o cinema representa na minha vida e um lance mais estético mesmo. Eu achei que seria uma tatuagem criativa. E de fato é, não é?

Apesar de ter essa marca, reconheço que assinantes da Netflix ou compradores de DVDs piratas veem muito mais filmes do que eu. A diferença é que escolho ver apenas os considerados bons, deixando de lado filmes de ação e super-heróis, por exemplo. Não menosprezo esses gêneros, simplesmente não são para mim.

Não sou o tipo de cinéfilo que conhece detalhes como diretores de fotografia ou roteiristas, tampouco quem ganhou o Oscar ou Palma de Ouro em determinado ano. Meu conhecimento se limita aos mais conhecidos e obrigatórios. Até mesmo atores, exceto os mais famosos, permanecem desconhecidos para mim. Clássicos como Titanic, Avatar ou Tropa de Elite jamais assisti na vida, e só vi a filmes como Thelma & Louise, uma baita clássico, recentemente (ontem rs).

Apesar disso, explorei a filmografia quase completa de renomados diretores, incluindo a extensa obra de Hitchcock e, essa bem menor, a de Kubrick. Contudo, a maioria das criações dos grandes diretores da história do cinema passou despercebida por mim. Não é que eu não as conheça, apenas nunca as assisti. No máximo, assisti aos filmes mais icônicos de cada diretor mais famoso.

Embora eu seja um cinéfilo "fajuto", aprecio profundamente um bom filme, considerando o cinema como a obra de arte por excelência, que abarcar em si todas as demais.

Apesar disso, acho a relação que mantenho com o cinema bastante saudável. Essa ligação, acredito, é semelhante à que a pessoa que amo – aquela que me inspira a escrever todos esses textos – também nutre por essa arte.

A nosso favor, pelo menos, quando formos investir nosso tempo para ver um filme, temos a certeza de que será um tempo bem aproveitado em uma obra de qualidade. E esse discernimento é valioso, mais do que esses chatões que sabem dizer quem ganhou o oscar de melhor figurino em 82.

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 20/12/2023
Código do texto: T7958128
Classificação de conteúdo: seguro