CÃS LÍMPIDAS E VIDA ALHEIA

I - Haverá tempos em que você se sentirá fatigado mesmo desfrutando daquelas coisas de que mais aprecia. Dou-te um conselho para quando, porventura, estas situações se sucederem: sai um pouco de casa, mas não como qualquer um; antes, seja um excelente observador, não ignore nem desconsidere os mínimos detalhes apresentados aos teus sentidos, pois, isto te servirá. Procura ver a vida onde ela estiver. Não hesite em se achegar aquelas fontes que são pouco procuradas nos teus dias; vai a elas porque é somente ali que acharás a sabedoria e experiência que não dispões e que enriquecer-te-á. Não temas em em te aproximar daqueles que tem as cãs límpidas e não te permitas moderação quando fores ter com eles para ouvi-los ou interrogá-los.

II - Alguns que se consideram o exemplo da vida moral, podem ter dito o seguinte a você: "não olhe a vida alheia, deixe a vida dos outros e cuide da sua, não preste atenção no que o outro faz", etc. Não acredite em tais frases ou outras semelhantes, pois isto é típico de quem trata a própria vida com desordem e nisto quer permanecer. Se você ignorar a "vida alheia" deixará de aprender com ela aquilo que que você deve fazer ou evitar na sua.

Luiz Izidorio
Enviado por Luiz Izidorio em 19/12/2023
Reeditado em 19/12/2023
Código do texto: T7957472
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.