VANTAGES DE ESCREVER

 

 

Sempre escrevi, desde pequena. Costumava escrever histórias, diários, poemas - desde que me recordo de mim mesma. Quando criança e adolescente, passava horas com caneta e caderno na mão, sentada no quintal ou trancada em meu quarto. Eu era uma criança meio solitária, e nunca fui uma pessoa de muitos amigos. Escrever preenchia e preenche a maior parte das minhas necessidades de interação.

 

As vantagens para quem gosta de escrever são muitas. Dentre elas:

 

- Incentiva a criatividade e a imaginação, especialmente se você gosta de escrever contos, romances e novelas. E sempre existem traços, na maioria das vezes, imperceptíveis, do escritor em seus personagens, e escrever sobre isso é encará-los e aprender mais sobre si mesmo. Sem contar com o fato de que a gente põe uma porção de lixo para fora quando temos personagens baseados em certas pessoas que conhecemos na vida real.

 

- Ajuda no auto conhecimento, e não conheço terapeuta que seja melhor do que isso.

 

- Nos ajuda a compreender e interpretar melhor as leituras que fazemos e que são produzidas por outros autores - a não ser que sejamos daquele tipo que não lê, apenas comenta a fim de angariar comentários.

 

- Nos ajuda a aprender vocabulário e gramática.

 

- Dispensa, muitas vezes, a necessidade de termos alguém que nos ouça. Porque nos dias de hoje, é muito difícil encontrar alguém realmente disposto a nos ouvir não apenas por curiosidade, para saber de nossas fraquezas e ficar tecendo comparações entre sua vida e as vidas deles, além de aproveitarem a primeira oportunidade para jogarem indiretas públicas sobre nossos problemas. Enquanto escrevemos, evitamos esse tipo de vampiro astral e também a fofoca e a especulação. E todas as vezes em que estive fraca o suficiente para cair na armadilha do "ombro amigo", eu me arrependi.

 

Portanto, aconselho a todos que escrevam. Sobre qualquer coisa. Publiquem ou não, postem ou não, queimem e joguem fora seus escritos ou guardem para a posteridade. Mas escrevam.

 

 

 

 

 

Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 18/12/2023
Reeditado em 18/12/2023
Código do texto: T7956502
Classificação de conteúdo: seguro