CONSIDERAÇÃO PARA INICIATIVAS
I - Quando lhe apresentarem uma ideia, problema, questão, etc., nunca responda em seguida. Antes reze, pondere, reflita e com muita clareza apresente um parecer. Isto nos livra de respostas de respostas e atitudes precipitadas e nos ajuda a instruirmos os outros na justiça e na verdade.
II - Antes de tomar qualquer atitude, principalmente quando esta se referir a respostas verbais, lembre-se do seguinte: como Nosso Senhor Jesus Cristo agiria nesta situação?, ou ainda, como Nossa Senhora ou meu Santo de Devoção agiriam, que resposta dariam? Considere, principalmente, a atitude de Nosso Senhor, pois Ele É o Protótipo mais perfeito a ser imitado.
III - Nunca considere que você estará realmente sozinho. O tempo inteiro, sem vacilar, tens ao teu lado o teu Anjo da Guarda. Veja que grande presente Deus lhe concedeu! Nunca esqueças dele.
IV - Nunca tome uma iniciativa que você considera realmente importante sem antes ter muito rezado. Ouvir o Senhor faz parte da prudência. Ao querer-se uma coisa, talvez você diga que nem sabe verdadeiramente o que quer. A dúvida, quando se interpõe entre o seu consentimento e sua ação, gera angústia. Nessas horas, você fixa o olhar, sem sequer pestanejar em algum ponto, às vezes o mais banal naquela circunstância, tamborila os dedos nalguma superfície, troca a posição dos pés e, por mais das vezes, quando sente a fadiga da questão obscurecendo a mente, precipitadamente se levanta de onde está e retira-se, numa negativa de realmente não saber de nada. Você entenderá que, para que as coisas aconteçam, o que determina o êxito, não é unicamente a sua vontade; há a dos envolvidos, se houverem, e, acima de tudo, existe a vontade de Deus.
V - Deus pode TUDO e o homem pode tudo. Deus pode TUDO o que quer e o homem pode tudo o que é possível.