[Escritores, Pensadores & Discos Voadores / Sugando a Fé Alheia]

 

Eu aqui no meu quarto com uma tosse seca e chata e reclamando ("com quem?!") do calor. De repente um canto vem surgindo de longe, se aproximando. Talvez os primeiros tenham me achado mal educado de não desligar o Heavy-metal… quando me dei conta de que se tratava de uma procissão (ou algo assim) eu corri, desliguei, baixei a cabeça e fiquei assistindo, parado na porta da loja. Algumas pessoas me cumprimentaram: "Henrique..!", "Oi Henrique"... "Reeeque..."

Acho que uma das coisas que procurei quando decidi morar aqui (de forma não muito consciente) era essa… essa “coisa de SER alguém para alguén's". Uma pessoa num lugar, fazendo uma coisa que todo mundo sabe que ela faz… E então ela tem um NOME e certo valor. Bom ou ruim… Saberão quem você é. Eles subiram todos unidos, algumas com roupa de academia, outras de vestido, outros de calça jeans, sandália, sapato... alguns de muleta, uns com muitos anos de vida na minha frente, outros que nada viram ainda… Eu não consigo ser um homem de fé, mas sempre ACREDITEI nas pessoas. Acho que a maioria delas são boas... Ou queriam ter sido e não conseguiram.

 

*Perai, que eu já volto...!

 

...

 

 

E o ano acabou, né…? Eu sabia que ia ser mais do mesmo desde setembro... mas as pessoas não; as pessoas tem "FÉ".

Eu queria mudar o título desses textos em 2024. “Escritores, Pensadores & Discos Voadores”. ahh, enjoei (mas provavelmente vou manter). A primeira vez que pus esse título eu estava no quarto batucando nas teclas do computador e minha filha tinha uns 2 anos e dormia no berço. Eu colocava o berço dela colado com a cama pois Janaína era uma "Escaladora de Berços". Então se fosse de cair, que caísse em cima de mim. Quando ela ficava comigo eu costumava acordar cedo com ela caindo em minha barriga. Agora ela fala em trabalho e universidades e eu fico pensando que não tenho mais nada a acrescentar, a ensinar, ela é um longa metragem que eu simplesmente fui destinado a ver todo…

Eu usei esse título pra falar baboseiras corriqueiras que ninguém se importava e na época eu achava que não duraria nem mais um ano na Terra. Esse planeta gosta de mim (até demais)... Enfim. E o ano acabou, né…? O que sei é que teremos mais algumas semanas de MUITO CALOR e nada de chuva. E é isso, gente. Resignação. Talvez estejamos pagando por alguma coisa ou talvez não sejamos assim tão cristãos para pensarmos por essa lógica. Eu tenho fé neles. Nos humanos.

Cientificamente falando, só que de uma forma chula: A gente ficou cutucando a comida até que a comida azedou, e é isso...

 

Minha gata Anna sempre sabe quando a noite será um pouquinho mais agitada que o normal, ela procura um lugar (geralmente no alto) e se deita. Fecha os olhos, mas sem dormir. E no final dizemos que somos os animais mais inteligentes do mundo. Somos boa gente, no geral. Parece que não... pois quem é ruim chama DEMAIS a atenção de todos. E nosso cérebro é programado para refletirmos sobre as coisas ruins, então tudo que é ruim passa um longo tempo sendo processado, enquanto o nascimento de uma criança ou o pôr do sol, nós gostamos, mas esquecemos.

 

Somos boa gente. Ao mesmo tempo… Também não somos lá grande coisa.

 

*Pronto, cabei... tchau.

 

 

Henrique Britto
Enviado por Henrique Britto em 08/12/2023
Código do texto: T7949951
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.