Cuide da sua mente

Vivemos tempos caóticos. Temos estressantes. Tempos exaustivos. Somos estimulados o tempo todo por uma diversidade de conteúdos ininterruptos. A todo instante “aprendemos” algo novo sobre o mundo, sobre as pessoas, ou até sobre nós mesmos. Entramos em um aplicativo. Mas logo há outros dez com os quais dividimos a nossa atenção. Começamos navegando por uma aba, mas em poucos minutos há outras vinte abertas esperando serem consultadas. De maneira que estamos a todo instante sendo bombardeados por um ilimitado número de informações. E não prestamos atenção no fato de que nosso cérebro não foi programado para tanto. Uma coisa é estar atento aos estímulos ambientais para se proteger de feras e ameaças. Outra, completamente diferente, é estar distraído por infinitas possibilidades que não nos levam a lugar algum. Começamos a ter dificuldades de memória, nossa concentração já não anda aquelas coisas e manter-se paciente assistindo a um filme de duas horas se tornou praticamente impossível. Eis a era da vida instantânea: uma vida transformada em “miojo”.

Cuide da sua mente. É tudo o que quero dizer hoje. Afinal, ela pode ser a nossa mais íntima, fiel e confidente amiga. Mas também pode ser o nosso mais atroz, trabalhoso e desafiador obstáculo. Nossa mente responde ao que a ela incitamos. De maneira que se não cuidarmos de nossa saúde mental em meio a essa infinidade de possibilidades, podemos colapsar – literalmente. Uma hora são as notícias que nos mostram o quanto o mundo é um lugar tenebroso e cruel. Em outra hora são as timelines de nossos amigos que nos fazem questionar se são realmente nossos amigos já que postaram umas indiretas que nos incomodaram. Não há mais sossego. Silêncio. Tranquilidade. A vida real tem sido baseada em feeds de redes sociais. Não que no mundo não haja barbaridades. E não que nunca seremos decepcionados por algum amigo. Mas a vida não é apenas aquilo que está retratado em um retângulo de poucos centímetros quadrados preso às nossas mãos. A vida é muito mais ampla e complexa do que qualquer simples tela.

Permita que a sua mente seja arejada. Permita que ela respire. Permita que o estrondo desse mundo barulhento não a invada completa, permanente e profundamente. Faça pausas. Distancie-se do agito. Afaste-se das desinformações. Poupe-se do excesso de informação. Filtre o que faz sentido de ser acompanhado. E simplesmente exclua o que pouca coisa tem a agregar em sua vida. Nosso tempo é curto demais para que o desperdicemos aprisionados a vídeos de poucos segundos que, ao acumularam-se, transformam-se em horas. E nossa mente é preciosa demais para que seja preenchida pelo lixo de coisas inúteis com as quais tem sido bombardeada. Respeite a sua existência.

(Texto de @Amilton.Jnior)