Maturidade

Outro dia estava em um parquinho, com crianças correndo e se pendurando em brinquedos que com certeza não tinha função de pendurar, aquilo me pegou desprevenida. Em que momento tudo perdeu a cor, a graça, o brilho? Em que momento a magia cessou?

A escada do escorregador deixou de ser uma aventura, uma escalada, um desafio, tornou-se apenas uma escada feita de alumínio. O balanço deixou de ser o "voar", deixou de ser o brinquedo que de alguma forma transmitia a incrível sensação de liberdade, e se tornou o que é, um pedaço de corda e madeira. Em que momento ganhar uma corrida, pegar alguém no pega pega e ser o último no esconde esconde se tornou tão sem importância? Em que momento a vida perdeu a cor, em que momento?

Seria a responsabilidade? A seriedade? O cinismo? Falta de prosa? Ou a famosa maturidade? Vou considerar a maturidade, dizem que de alguma forma com ela você enxerga as coisas como elas realmente são, que coisa mágica, pena que é tão deturpada. Alguns dizem que ela vem com o tempo, idade, experiência, lei natural, evolução, consciência ou até com olhos obsvervadores, com ouvidos ouvintes e mente ensinável, sabe Deus de onde viria tamanha coisinha terrível chamada maturidade.

Prezamos e cobramos tanto a tal que eu não entendo, ela seria a visão de uma vida de como ela realmente é ou a falta de visão do que ela é? O que impede de o significado verdadeiro da vida ser algo belo, divertido e mágico? Por que isso é sinal de "falta de visão da realidade" ou "falta de maturidade"?

O que é maturidade? Não consigo entender, quando alcancei um nível considerável para ser reconhecida por isso as coisas começaram a piorar, balanços são só balanços, escorregadores somente escorregadores, brincadeiras só bobagem.

Em que momento preferi ignorar ou fugir de problemas? Em que momento deixei de viver pela culpa dessa tal de maturidade?

Maturidade deveria ser tão almejável assim? Espero ela ser algo belo, ser algo que dê cor a vida, assim espero, mas enquanto isso não for provado por algum tipo de alma, opinião ou ciência, irei me privar dela.