Como o pensamento é produzido pelo cérebro humano?

 

O pensamento humano é o mais sofisticado processo mental onde usando como referências os nossos conhecimentos e emoções, adquirimos a capacidade de acreditar em algo, ou até mesmo de tirar as nossas próprias conclusões.

Os principais objetivos do pensamento humano são desenvolver a nossa própria percepção da realidade, produzir reflexões, e de possibilitar que realizemos processos de comparações.

 

O pensamento humano pode ser divido em:

Pensamento mágico, pensamento onírico e pensamento transformativo.

Os pensamentos humanos costumam se manifestar na forma intuitiva e emocional, ou na forma deliberativa e lógica.

Porém nem sempre temos consciência da parte obscura, e dos impulsos ou emoções, que formam a nossa verdadeira personalidade.

 

Todos os dias a nossa mente fabrica milhares de pensamentos.

Sendo que os pensamentos humanos são gerados pelo Córtex cerebral, usando neurónios, sinapses elétricas ou químicas, e usando como parâmetros as nossas expectativas, os nossos desejos ou as nossas necessidades.

 

Os humanos atuais possuem 10 tipos diferentes de inteligências, que podem trabalhar em concordância, ou até mesmo competir pela posse da consciência (Inteligência Linguística, Inteligência Musical, Inteligência Lógica/Matemática, Inteligência Visual/Espacial, Inteligência Interpessoal, Inteligência Intrapessoal, inteligência Corporal/Cinestésica, Inteligência Naturalista, Inteligência Espiritual, Inteligência Existencial).

E até Inteligências Múltiplas, como o polímata Leonardo da Vinci.

 

A inteligência humana depende da genética, mas também pode ser influenciada por Síndromes como a de Savant, pela nossa memória pessoal ou memória coletiva, pelos hormônios, pelos nossos desejos, pelos nossos sentimentos pelo momento histórico, pelas nossas necessidades, ou em função dos que interagem conosco (isso explica os judeus, e logo em seguidos os amarelos, serem os mais inteligentes).

 

É necessário deixar claro que acreditar em absurdos ou em expectativas sem possibilidades de acontecer, não significa que o cidadão seja burro, mas apenas, que ele valoriza as suas emoções, mais do que a realidade.

 

Os recém-nascidos nascem com um cérebro entre 300 e 330 gramas.

E ao atingir a idade de 1 ano a massa encefálica da criança já triplicou para cerca de 900 gramas, sendo que o cérebro humano cresce até chegar na fase adulta, onde pesa cerca de 1.300 gramas.

 

Como a máxima capacidade intelectual dos humanos acontece em torno dos 30 anos, o cérebro humano tem tempo suficiente para se sofisticar.

 

Devido o cérebro competir com os músculos pelos nutrientes produzidos pelo Aparelho Digestivo, quanto mais FORTES forem os músculos do cidadão, MENOS nutrientes sobrarão para o esfomeado cérebro humano.

 

Apesar do DNA dos humanos atuais ser 99,6% idêntico ao do Chimpanzé.

Como a Evolução nunca pare de acontecer, o sofisticado pensamento humano, do homem atual costuma ser o resultado final das milhares de mutações vantajosas que no decorrer da incrível história humana foram ocorrendo com o cérebro de 400 gramas do Chimpanzé, até chegar ao esfomeado e poderoso cérebro atual de 1.300 gramas do Homo Sapiens.

Que aprendeu cozinhar, pastorear, cultivar, desenvolveu a arte da guerra...

E através do gene da linguagem FOXP2 aprendeu falar.

 

Há cerca de 6.500 anos, ao inventar a escrita, a epopeia da humanidade se dividiu em pré-história e nos conhecimentos que são repassados para as próximas gerações, e se incentivou que pesquisemos, que façamos comparações, que produzamos “explicações”.

O que fez surgir a ciência (que não para de se desenvolver), e que sempre dá a última palavra em todos os assuntos.