Não esconda o amor

A vida é tão imprevisível... Por vezes essa imprevisibilidade é agradável, como quando, tempos depois de termos inscrito nossos nomes em um cartão que depositamos numa urna, alguém nos liga avisando que fomos sorteados para o prêmio do qual já nem nos lembrávamos. No entanto, essa imprevisibilidade também pode ser estarrecedora, como quando uma mãe despreocupada, vivendo seu dia normalmente, recebe a notícia de que o filho, voltando da escola, sofreu um acidente. A vida é assim. Surpreendente. Se a surpresa será boa ou ruim depende do contexto, das circunstâncias e do momento que vivemos. O fato é que não temos controle de nada. A não ser do momento presente.

E quando digo que temos controle sobre o momento presente deveria estar dizendo entre aspas. Não que a partir de nossa vontade a vida vá acontecer exatamente como idealizamos em nossa mente. Não é assim que funciona. Mas em relação ao passado e ao futuro, é no presente que podemos tentar fazer algo para que a vida seja mais prazerosa. Não dá para nos lamentarmos na esperança de que tudo se resolva. Nem dá para fantasiarmos com a convicção de que nossos sonhos simplesmente se concretizarão. Tudo o que nos resta é compreender como a vida está no momento e, a partir disso, fazer escolhas que nos aproximem de nosso ideal para o que seria uma vida satisfatória.

Uma dessas escolhas que podemos fazer no momento presente é a de deixarmos de lado a nossa postura de escondermos os sentimentos que cultivamos em nosso peito, sobretudo o amor. Porque a gente se lamenta quando um amigo querido perde a vida sem que tenhamos tido a chance de um encontro final. Sofremos amargamente quando, sem esperar, recebemos aquela desoladora ligação dizendo que alguém muito querido, de forma inesperada, teve decretado o seu ponto final. E começamos a nos arrepender amargamente por não termos dito antes o que gostaríamos de dizer àqueles que nos eram especiais. Escondemos o amor. Sufocamos o amor. Não expressamos o amor. E com isso, sem perceber, plantamos em nosso jardim as sementes do arrependimento que, um dia, brotarão, florescerão e encherão o nosso canteiro daqueles arbustos que não gostaríamos de ter cultivado, mas que plantamos pelas escolhas que fizemos.

“Não permita que a vida passe sem que as pessoas saibam o significado que elas têm para você” (Padre Fábio de Melo)

Todos partiremos desse mundo, afinal de contas, a vida está passando. Ninguém tem o poder de erguer a mão e fazer o tempo parar. Ele é implacável e é insuperável. Passa sem pedir licença. E a cada minuto que vivemos é um minuto a menos que temos disponíveis na ampulheta da vida. Não dá para desperdiçarmos. Não dá para nos enganarmos achando que sempre teremos tempo porque o engraçado é que quanto mais vivemos, menos viveremos. Nosso tempo está se esgotando. Dia após dia, segundo após segundo. Estamos a cada pequenino instante um pouco mais próximos de fazermos a nossa travessia. Assim como aqueles que amamos e estimamos. A cada avançar do ponteiro do relógio, é um tempo a menos que eles terão ao nosso lado. Entende por que não deveríamos esconder nossos sentimentos? Por que não é sensato ocultarmos daqueles que são especiais o que realmente pensamos sobre eles? Porque irão embora. Como nós também iremos. Para nunca mais nos encontramos, ao menos não nesse plano, o único que realmente conhecemos e no qual podemos fazer alguma coisa.

O amanhã talvez não exista. E a vida talvez acabe hoje. Se assim fosse, quem precisa saber o quanto é importante em sua vida? De quem você gostaria de se despedir antes que a partida acontecesse? Pense nessa possibilidade com carinho. E, ao final da leitura, pense em ir de encontro àquela pessoa que pelo simples fato de existir já o faz feliz. Não precisa entrar em desespero. Estamos falando apenas de possibilidades. Mas lembre-se que a vida é imprevisível. A única certeza da qual dispomos é a de que estamos aqui, agora, em contato com a existência. Use esse momento com sabedoria. Faça de cada instante presente o melhor Agora de sua vida. Não deixe a vida passar. Vá passando com ela. E deixando nos corações que conquistar as sementes do amor! Sementes que brotarão e florescerão: flores que eternizam a nós naqueles que amamos e aqueles que amamos em nós!

(Texto de @Amilton.Jnior)