Judas Iscariotes

Segundo os textos do Novo Testamento, pertencentes aos quatro evangelhos(Livros de Mateus, Lucas e João) Judas Iscariotes foi um dos discípulos de Jesus Cristo, durante os três anos de evangelho pregado pelo Filho de Deus, no território da Judéia. De origem zelota, Judas era de certo modo um dos seguidores mais próximos do doze discípulos de Cristo. Durante a ocupação na ação missionaria, era o tesoureiro do grupo, responsável pela coleta e administração do dinheiro, possibilitando adquirir além do sustento alimentar, também auxilio aos mais necessitados. Dotado de caráter instruído e refinado, sobressaia em educação mais do que os seus companheiros(exceto Mateus, o ex-coletor de imposto, que antes de se tornar fiel seguidor de Cristo, se ocupava na tarefa de cobrar impostos serem passados ao Império Romano, na época governado até então pelo monarca Tibério.

Obviamente, Judas seria aos olhos superficiais, a figura perfeita, a ser talvez, a carregar o legado do Mestre, se tornando o líder a assumir o comando da Igreja no plano terreno. Porém, o tesoureiro zelota começou a adentrar num caminho sombrio a alma, quando começou a desenvolver uma obsessão gananciosa. Em João 12-8, Satanás, Judas deu lugar a Satanás no seu coração, manifestando pensamentos negativos a trair Cristo, desejando receber em trocar do ato covarde, dinheiro sujo.

Durante a ceia noturna, o Salvador se preparava para se tornar prisioneiro. Ele havia revelado que um dos seguidores presentes, iria trai-lo, conduzindo-o a futura crucificação no Calvário. Aquele que recebe-se da sua mão o pedaço de pão molhado no seu prato, cometeria o ato ingrato. Enquanto os discípulos se questionava, Judas lançou uma pergunta, sussurrando no ouvido de Cristo:

-"Serei por acaso eu, Mestre"

-"Tú o disseste"Respondeu Cristo, num tom baixo. Depois, tomou o pedaço de pão molhado, dando em segredo nas mãos de Judas. E após saborear o alimento, sentiu inspiração satânica, fazendo o seu coração dar lugar ao diabo. Jesus disse: O que pretende fazer, faça depressa. Nenhum, porém que estava a mesa percebeu que fim lhe dissera isto. Pois, como Judas era quem trazia a bolsa, pensaram alguns sobre que Jesus falou: Compra o que precisamos para a festa ou para que oferece- em ajuda aos pobres". João 13:26-29.

Determinado, se dirigiu ao encontro com os sacerdotes liderados pelo lider religioso Caifás,que planejava junto aos cúmplices o momento oportuno a prender o Messias. Judas convenceu que entregaria o seu Mestre, caso recebe-se recompensa pelo auxílio. Os sacerdotes lhe pagaram 30 moedas de prata por dispor de ajudar. O resultado foi que horas depois na madrugada, Judas guiou os sacerdotes e guardas até o Monte Getsêmani, beijando-o Cristo, ajudando na identificação dele. Então, o Filho de Deus foi conduzido a prisão, antes de ser conduzido a casa do sacerdote Anás, para ser interrogado.

Após um tempo, Judas sentiu remorso pelo ato covarde. Perturbado emocionalmente, quis devolver as trinta moedas aos sacerdotes dizendo que havia pecado ao trair o sangue inocente. Os líderes religiosos o desprezaram, dizendo que ele tinha total responsabilidade da própria atitude. Atirando ao chão o pagamento sangrento, saiu e se dirigiu ao Campo do Oleiro, qual se enforcou, sem esperar a ressurreição do Senhor, para receber o perdão da traição cometida. Eis o significado da história a Judas: A ganância exibe a capacidade de causar a autodestruição aos amantes do poder e dinheiro, que procura artifícios maldosos a obter fortuna ilícita. Como disse o apóstolo Paulo, "o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males". 1Timóteo 6:10.

M N Salomão
Enviado por M N Salomão em 01/12/2023
Reeditado em 01/12/2023
Código do texto: T7944317
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.