Projeto "A arte, enquanto cura" Fomento à cultura.

Título do Projeto: “A arte, enquanto cura” -

Sob o manto do coletivo de almas criativas, o mesmo nome que ecoa em nosso projeto, estagiários de psicologia(supervisionados por seus professores) e artistas se reúnem, doando generosas doses de seus talentos, para colorir a jornada do bem-estar, através da cultura. Uma equipe construída com fios de acolhimento, garantindo que cada ação, seja uma melodia única, envolvendo a todos, em uma dança psicoterapêutica. Estamos prontos, para pintar um mundo, onde prepondere, as cores vibrantes da cura pela arte.

Resumo:

O projeto "A arte, enquanto cura" pretende ser um espaço de encontro e aprendizado, onde a música, a poesia, o grafite e as discussões sociais se entrelaçarão harmoniosamente. Por meio de saraus lítero-musicais e as oficinas culturais, almejando fortalecer o engajamento da comunidade, a valorização da diversidade cultural e o combate a preconceitos e injustiças sociais.

O projeto tem como objetivo promover o bem-estar emocional, objetivando construir felicidade, por meio das artes. Através de oficinas, desenvolveremos nos participantes, através do mindfulness discursivo, as competências para a resiliência e otimismo, estimulando o bom humor, a gratidão, a compaixão, a autocompaixão. o perdão e o auto perdão. Buscaremos cultivar as fortalezas pessoais inatas, em cada um, por intermédio do mindfulness e da expressão artística criativa.

Realizar oficinas de composição, que falem sobre os benefícios das artes para a saúde mental, usando rimas, ritmos e melodias que transmitam alegria, esperança e paz. Por exemplo, elaborando refrões como:

A arte é cura. O bálsamo para a dor que a gente sente e estamos sempre à procura. A arte precisa ser a expressão de nossa inteireza, para que assim se faça a beleza.

Realizar também oficinas de rimas, de poemas, que celebrem e estimulem as fortalezas pessoais que cada um possui, usando metáforas, (“arco-íris após a tempestade”) imagens e linguagem poética que inspirem confiança, autoestima e gratidão. Por exemplo, você pode usar um verso como este: “Sejamos afoitos em nos colocarmos no lugar do outro, é uma coisa boa, ainda que por vezes, doa.”, no mesmo sentido, vai a célebre e sábia frase de Renato Russo:” Compaixão é fortaleza; ter bondade é ter coragem.”

Realizar oficinas de humor, que nos ensinem e aos participantes a usar o riso, a ironia e a criatividade, para lidar com os desafios, as frustrações e os conflitos do dia a dia. “Eu me levanto todas as vezes que caio, rápido feito um raio, sem dramas, menos quando caio da cama” Por exemplo, pode-se usar uma piada como esta:

Um homem vai ao médico e diz:

Doutor, eu estou muito triste, eu não tenho ânimo para nada, eu me sinto um fracasso. O médico responde:

Você precisa de uma dose de alegria, de diversão, de arte. Eu tenho a solução para você: vá ao teatro assistir à peça do projeto cultural que está fazendo o maior sucesso. É uma mistura de música, poesia e humor, que vai fazer você se sentir melhor. O homem diz: Mas doutor, eu sou o diretor desse projeto!

Ao contrário das páginas sociais, como por exemplo o youtube, seja diferente: não derrube, ajude a levantar, faça um sorriso brilhar, seja irreverente.

Todas as atividades musicais, poéticas, de dança e grafite, serão precedidas de sessões de mindfulness, propiciando momentos de fluidez interior, propícios ao autocuidado e fortalecimento da autoestima. Propondo-se a despertar nos presentes, as emoções positivas, que promovem o crescimento humano, como o bom humor, a empatia, a solidariedade e a conexão afetiva.

Não se condicione em ser triste, persevere nas fórmulas do bem viver, seja a razão, pela qual alguém, no fundo de seu coração, acreditará que a alegria e a bondade ainda existem, começando por você.

Objetivo geral:

Promover o bem-estar emocional por meio das artes, do bom humor, realizando oficinas e espetáculos de grafite, música, poesia e dança, para o público em geral e para alunos da sexta-série, até o terceiro ano do ensino básico, das escolas no entorno do local do projeto, atendendo cerca de 100 pessoas, a cada apresentação, (duas por mês) durante o período de 10 meses.

Objetivo específico:

Realizar duas oficinas de música, poesia e dança, por mês, com duração de 2 horas cada, para 100 participantes por oficina, em um local da cidade, (CEU, alguma escola pública) entre os meses de fevereiro e dezembro de 2025.

Justificativa.

Meus caros amigos, em tempos tão turbulentos e desafiadores como os que vivemos hoje, projetos que promovam o bem-estar emocional, se fazem mais necessários do que nunca. A ONU e especialistas alertam para uma crise sem precedentes da saúde mental, causada pelo medo, incerteza e sofrimento gerados pelos conflitos armados e pela ameaça nuclear no mundo. Portanto, precisamos oferecer à população, ferramentas concretas, para lidar com essa situação, de forma saudável e construtiva.

É nesse sentido que nosso projeto se propõe a atuar, utilizando o poder transformador das artes e da psicologia, para cultivar a resiliência emocional e o bem-estar. Sabemos que técnicas como gratidão, autocompaixão, compaixão, auto perdão, perdão, solidariedade, empatia e autoconhecimento, têm se mostrado eficientes para amenizar o estresse, nos mais variados contextos, de acordo com numerosos estudos clínicos.

Oficinas.

Além disso, nossa abordagem inovadora por meio da música, poesia e dança e grafite, trará benefícios que vão além do puramente terapêutico. Ao despertarmos o prazer, a criatividade e a conexão,

entre os participantes, estaremos construindo nada menos, do que uma comunidade mais compassiva e empática - os tijolos fundamentais, de qualquer sociedade mais justa e pacífica.

Contaremos também, com a colaboração de talentosos estagiários do curso de Psicologia, que trarão energia e entusiasmo juvenil ao nosso trabalho, aprendendo na prática, sobre o poder transformador das artes. Por fim, esse projeto se apresenta, como uma iniciativa ousada e inovadora, capaz de alcançar resultados permanentes, em um momento de angústia global. Com seu apoio, poderemos levar esperança a muitas pessoas.

Nas atividades, pretendemos utilizar algumas das principais técnicas de psicologia positiva, através do mindfulness discursivo, principalmente com crianças. Algumas delas são:

Auto reforço: consiste em elogiar a si mesmo, pelas conquistas e esforços realizados, reconhecendo as próprias qualidades e virtudes, e se recompensando por elas. Essa técnica, ajuda a aumentar a autoestima, a autoconfiança e a motivação.

Treinamento em atribuições causais: consiste em modificar a forma, como se interpreta as causas dos acontecimentos, evitando atribuir a culpa ou o mérito a fatores externos ou incontroláveis, e assumindo a responsabilidade e o protagonismo pelas próprias ações. Essa técnica ajuda a desenvolver a resiliência, o otimismo e a autonomia

.

Sessões de riso: consistem em realizar atividades que estimulem o humor e a diversão, como assistir a filmes ou vídeos engraçados, contar piadas, fazer caretas, etc. Essa técnica ajuda a liberar endorfinas, reduzir o estresse, melhorar o humor e fortalecer os vínculos sociais.

Visualização: consiste em imaginar mentalmente, situações positivas, como metas alcançadas, sonhos realizados, momentos felizes, etc. Essa técnica, ajuda a criar expectativas positivas, aumentar a confiança, gerar emoções agradáveis e ativar os recursos internos.

Rebater pensamentos negativos sistemáticos: consiste em identificar e questionar os pensamentos negativos, que surgem na mente, buscando evidências que os contradigam, ou, os relativizem, e substituí-los por pensamentos mais racionais e positivos. Essa técnica, ajuda a combater a negatividade, a distorção cognitiva e o pessimismo, e a promover o bem pensar.

Técnicas de relaxamento:

Consistem em realizar exercícios de respiração, meditação, mindfulness, ioga, etc., que ajudem a acalmar o corpo e a mente, reduzindo a tensão muscular, a frequência cardíaca e a pressão arterial. Essa técnica ajuda a aliviar a ansiedade, a irritabilidade, a insônia e a dor, e a melhorar a concentração, a memória e a criatividade.

Os autores dos livros, nesse texto mecionados, têm opiniões diferentes sobre o humor como terapia, mas todos concordam que ele é um recurso valioso para a saúde.

Bokun, Branco: Ele defende que o humor é uma terapia eficaz para tratar diversos problemas físicos e mentais, como a hipertensão, a insônia, a depressão e a ansiedade. Ele afirma que o humor ajuda a liberar as tensões, a relaxar o corpo e a mente, a aumentar a autoconfiança e a autoestima, a melhorar o humor e a qualidade de vida.

Holder, R: Ele acredita que o riso é o melhor remédio para prevenir e curar as doenças causadas pelo estresse, como as úlceras, as dores de cabeça, as alergias e as infecções. Ele diz que o riso estimula o sistema imunológico, fortalece o coração, melhora a circulação, oxigena o cérebro, alivia a dor e promove a felicidade.

1 Autoestima e Aceitação do Corpo:

Explorar o tema da autoaceitação e a importância da valorização do corpo, utilizando humor, poesia e música para promover uma reflexão positiva e estimular a dignidade pessoal.

Nós não nascemos chorando, lamentando o nosso peso, ou por conta de nossa situação econômica, ou por falta de grana. Nós somos condicionados pelas máquinas publicitárias de uma sociedade tanatológica, que regem o consumo na sociedade, a estabelecermos um vínculo entre a nossa autoestima e essas métricas.

2 - Direitos das Mulheres:

A violência, faz-se passar sempre por uma contra violência, quer dizer, por uma resposta à violência alheia. Sartre.

A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota.

Sartre.

Abordar questões como igualdade de gênero, empoderamento feminino e combate à violência doméstica, utilizando a poesia, a música e o teatro para despertar consciência e promover dignidade para todas as mulheres.

Pautas sobre a dignidade humana

Combate à Homofobia e Transfobia:

O amor natural, não tem opção sexual, ele apenas nos acontece, apesar das preces e simplesmente nos entontece. O preconceito homofóbico é colocar o ódio no pódio, disfarçado de mandamento religioso, enquanto um dogma furioso.

Utilizar o humor, a música e a poesia para abordar a importância da aceitação e respeito à diversidade sexual, promovendo a dignidade de pessoas LGBTQ+ e contribuindo para a quebra de preconceitos.

Combate ao Racismo: Quem sofre o preconceito na pele, na luta antirracista, é quem de fato é o protagonista, a luta é nossa e a encrenca é longa e grossa.

Através da música, do teatro e da poesia, explorar a importância de combater o racismo, valorizar a diversidade racial e promover a igualdade de oportunidades para todas as pessoas.

Inclusão de Pessoas com Deficiência:

Dançar com seus pés é muito bom, mas quando dançamos com o fogo no coração aceso, não mais nos sentimos indefesos.

Utilizar o bom humor, a música e o teatro para desconstruir estereótipos, promover a inclusão e valorizar as habilidades e potenciais das pessoas com deficiência, respeitando e incentivando a dignidade humana.

Saúde Mental e Bem-Estar:

“O autocuidado é uma escolha deliberada de presentear-se com pessoas, lugares, coisas, eventos e oportunidades que recarregam nossa bateria pessoal e promovem a saúde integral: corpo, mente e espírito.” — Laurie Buchanan.

Através da poesia, música e do teatro, abordar a importância da saúde mental, combater o estigma e promover um ambiente inclusivo e solidário, reforçando a dignidade e o respeito por todas as pessoas.

Além disso, propõe-se a oferecer oficinas culturais sobre esses temas, ministradas por profissionais de psicologia, sociologia, filosofia e português. O objetivo é fomentar o diálogo, disseminar conhecimento e valorizar a diversidade cultural, fortalecendo laços entre diferentes gerações, gêneros e estilos musicais.

Descrição do Projeto: O sarau lítero musical "A arte, enquanto cura" será um ano dedicada à música, poesia, grafite e reflexão. O evento será dividido em três partes: música ao vivo, apresentações de poesia e discussões temáticas. A cada edição, serão destacados diferentes gêneros musicais, como rock, hip-hop e sertanejo, buscando abranger, uma ampla diversidade de estilos e artistas.

2.1 Música ao vivo: Artistas locais e convidados especiais, se apresentarão em um ambiente descontraído e intimista. O palco estará aberto a bandas de rock, artistas de rap e cantores de música sertaneja e todos os estilos, permitindo que a noite musical, seja um verdadeiro encontro de diferentes sonoridades e experiências. O público, terá a oportunidade de apreciar e se conectar com diferentes expressões musicais, promovendo inclusão e reconhecimento.

2.2 Apresentações de Poesia: Ao longo da noite, poetas de variadas vertentes e estilos, apresentarão suas composições autorais e declamarão obras de grandes mestres da poesia. O objetivo é destacar a importância dessa forma de expressão artística e estimular a participação do público, pois o sarau será aberto, àqueles que desejarem compartilhar seus próprios escritos.

Público-Alvo: O projeto "Conexões Culturais" visa atingir um público diversificado, com idade a partir dos 16 anos, que tenha interesse em música, poesia e em debater questões sociais. A proposta é atrair tanto jovens, que buscam se expressar artisticamente, quanto adultos, que desejam conhecer diferentes formas de arte e se aprofundar nas discussões dos temas propostos.

Parcerias: Será estabelecida parceria com instituições de ensino, organizações de defesa dos direitos das minorias e grupos culturais locais. Isso permitirá a troca de conhecimentos, ampliação do público e a colaboração na divulgação do evento e nas oficinas.

Resultados Esperados:

Estimular a reflexão e o diálogo, sobre questões sociais, por meio da arte e da cultura;

Promover o respeito, a tolerância e a valorização da diversidade;

Proporcionar espaço, para artistas emergentes mostrarem seu talento;

Fomentar aprendizado e conhecimento sobre feminismo, racismo e direitos LGBTs através das oficinas culturais;

Ensinar o cultivo e a prática do bom humor.

Criar um ambiente acolhedor e inclusivo, fortalecendo laços comunitários.

Orçamento:

O projeto será financiado por meio de patrocínios, parcerias e ingressos vendidos para o sarau. O orçamento incluirá despesas com produção do evento, cachês de artistas, honorários dos profissionais envolvidos, materiais para as oficinas culturais, divulgação e infraestrutura.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 27/11/2023
Reeditado em 29/06/2024
Código do texto: T7941284
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.