MISERÁVEL EXISTÊNCIA HUMANA

A tristeza e o silêncio nos dizem tudo. A realidade nua e crua. Essa vida é só vaidade. Um eterno conflito interno. O corpo é frágil. Quando a mente está doente o corpo também padece. Se não nos cuidamos em todos os sentidos estamos ferrados, escravos da medicina moderna.

Muitos falam sobre a natureza humana. Há algo no viver, na condição humana, que não seja só vaidade, ego, egoísmo? Se não há, que miserável é essa existência! Muitos altruístas por aí são na verdade egoístas. Alguns se iludem que fazem o que fazem para fazer o bem aos outros, mas no fundo o que estão buscando é uma satisfação pessoal nisso, um conforto, se sentir menos culpado ou mais superior, etc.

Neurocientistas dizem que não existe livre arbítrio, pois todas as nossas decisões já foram decididas previamente pelo nosso inconsciente. Somos fruto do ambiente, ainda que tenhamos alguma ilusão de que temos controle de alguma coisa. O que se pode fazer é organizar com mais sabedoria o ambiente em que você vive, mas isso também é relativo e limitado.

O que vemos e achamos que é real, com suas cores e contrastes, se trata apenas da maior ou menor presença de luz. Vivemos numa grande ilusão, um ciclo vicioso e repetitivo que só termina com a morte.

Samuel Perim Sena
Enviado por Samuel Perim Sena em 25/11/2023
Reeditado em 30/12/2023
Código do texto: T7940131
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.