Aquilo que a vida oferece

É bem verdade que passamos por muitos problemas na vida, inúmeras limitações que nos colocam de frente com a nossa fragilidade e impotência. Somos desafiados. Praticamente todos os dias. E de certa forma, somos convidados a superar tais obstáculos. O problema surge quando ficamos muito reduzidos em nosso repertório, quando não conseguimos olhar para o mundo com a amplitude de olhar que ele exige. Porque, para superar os desafios, para passar pelas dores da vida e chegar ao outro lado, só com o olhar límpido e o coração aberto para que aquilo que a vida oferece seja devidamente apreciado.

“É incrível como temos a capacidade de literalmente morrer de sede com uma imensidão de água em volta” (Jean Clark Juliano)

É que queremos que as coisas aconteçam como imaginamos que poderiam acontecer. E desconsideramos que as coisas simplesmente acontecem, obedecendo a sua própria natureza, seguindo o seu próprio ritmo e atendendo ao próprio chamado, sem levar em consideração nossas pretensões, inclinações ou preferências. E pode ser que muitas oportunidades estejam bem diante dos nossos olhos, contudo, cegados por nós mesmos e nossos sonhos inflexíveis, não conseguimos entender que aquilo que está sendo oferecido é tão bom (ou até melhor) quando aquilo que, em nossa imaginação, cobiçamos.

É como alguém que deseja receber afeto e carinho em um relacionamento. Mas ele, rígido quanto ao que acredita que deveria ser uma demonstração de afeto e carinho, não percebe que seu parceiro oferece tais demonstrações do seu próprio jeito, e só consegue entender quando aquele, cansado pelo desprezo, ou tendo partido pelas mazelas da vida, ausenta-se de sua vida levando consigo o que era oferecido, mas não apreciado.

Quantas coisas você tem deixado de apreciar em sua vida pelo simples fato de ser tão rígido e inflexível em suas obsessões? Pode haver muita água ao seu redor. E você talvez esteja morrendo de sede. Entretanto, só porque essas águas não estão despencando majestosas de uma cachoeira exuberante, mas repousam tranquilas em um rio sereno e cristalino, você as tem ignorado e deixado de saciar a sua necessidade. Está sendo oferecido. Mas você não está tendo a capacidade de silenciar o seu ego para aceitar aquilo que a vida lhe oferece.

Pense nisso de forma ampla. Olhe para a sua vida com sinceridade. O que você busca incansável talvez já esteja em suas mãos. Você só precisa senti-lo!

(Texto de @Amilton.Jnior)