Série Efeito Borboleta: A PRÁTICA DO DIÁLOGO NUMA CULTURA DE INTOLERÂNCIA

A PRÁTICA DO DIÁLOGO NUMA CULTURA DE INTOLERÂNCIA

Atos 17.16-34

Introdução:

A expressão efeito borboleta foi utilizada pela primeira vez pelo meteorologista Edward Lorenz para explicar a impossibilidade da previsão de fenômenos atmosféricos por mais que alguns dias, devido ao fato de que o simples bater de asas de uma borboleta pode gerar uma onda capaz de iniciar um tufão do outro lado do mundo. Essa teoria nos ajuda a perceber que por trás de todas as nossas decisões existem consequências que reverberam em cadeia gerando implicações tanto sobre a nossa vida quanto sobre a vida de outros, aqui e no mundo inteiro.

Hoje, em especial, conversaremos sobre a importância da PRÁTICA DO DIÁLOGO NUMA CULTURA DE INTOLERÃNCIA, gerando um paradigma novo, altamente transformador, capaz de influenciar pessoas em suas posturas e decisões, afim de levar o mundo a se tornar aquilo que foi idealizado pelo próprio Deus.

CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS EM NOSSA CIDADE

1. SÃO PESSOAS DE DIVERSAS REGIÕES

“Por isso, discutia na sinagoga com judeus e com gregos tementes a Deus, bem como na praça principal, todos os dias, com aqueles que por ali se encontravam”.

(Atos 17:17)

2. SÃO PESSOAS DE DIVERSAS CULTURAS

“Alguns filósofos epicureus e estóicos começaram a discutir com ele”

(Atos 17:18)

3. SÃO PESSOAS DE DIVERSAS RELIGIÕES

“Enquanto esperava por eles em Atenas, Paulo ficou profundamente indignado ao ver que a cidade estava cheia de ídolos”.

(Atos 17:16)

4. SÃO PESSOAS INTOLERANTES

“Alguns perguntavam: "O que está tentando dizer esse tagarela”.

(Atos 17:18)

PARA FAZER A DIFERENÇA NUMA CULTURA DE INTOLERÂNCIA:

1. TENHA COMPAIXÃO PELAS PESSOAS

“Enquanto esperava por eles em Atenas, Paulo ficou profundamente indignado ao ver que a cidade estava cheia de ídolos”.

(Atos 17:16)

2. SEJA MISSIONAL EM TODOS OS LUGARES

“Por isso, discutia na sinagoga com judeus e com gregos tementes a Deus, bem como na praça principal, todos os dias, com aqueles que por ali se encontravam”.

(Atos 17:17)

3. ABRA O DIÁLOGO COM AS PESSOAS

‘Alguns filósofos epicureus e estóicos começaram a discutir com ele. Alguns perguntavam: "O que está tentando dizer esse tagarela? " Outros diziam: "Parece que ele está anunciando deuses estrangeiros", pois Paulo estava pregando as boas novas a respeito de Jesus e da ressurreição”.

(Atos 17:18)

COMO ABRIR O DIÁLOGO NUMA CULTURA DE INTOLERÂNCIA?

1. DESPERTANDO A CURIOSIDADE SOBRE JESUS

“Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?”.

(Atos 17:19)

2. TIRANDO AS DÚVIDAS SOBRE O EVANGELHO

“Você está nos apresentando algumas idéias estranhas, e queremos saber o que elas significam".

(Atos 17:20)

3. BUSCANDO PONTOS EM COMUM

“Então Paulo levantou-se na reunião do Areópago e disse: "Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos”.

(Atos 17:22)

‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’.

(Atos 17:28)

NESSE CONTEXTO TÃO PLURAL, COMO ANUNCIAR O EVANGELHO?

1. AO INVÉS DE MODISMOS, ANUNCIE O AMOR DE DEUS

“Todos os atenienses e estrangeiros que ali viviam não cuidavam de outra coisa senão falar ou ouvir as últimas novidades”.

(Atos 17:21)

2. ANUNCIANDO UMA MENSAGEM DE FÉ

“Pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio”.

(Atos 17:23)

3. ANUNCIANDO UMA MENSAGEM DE ESPERANÇA

“Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós”.

(Atos 17:27)

PARA REFLETIR E PRATICAR

1. EXPLIQUE O EVANGELHO DE FORMA FÁCIL

"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas. Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas. De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar.

(Atos 17:24-26)

2. PREGUE O ARREPENDIMENTO DE PECADOS

"Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem. No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam. Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos".

(Atos 17:29-31)

3. NEM TODOS CRERÃO, MAS SEMPRE HAVERÁ COLHEITA

Quando ouviram sobre a ressurreição dos mortos, alguns deles zombaram, e outros disseram: "A esse respeito nós o ouviremos outra vez". Com isso, Paulo retirou-se do meio deles. Alguns homens juntaram-se a ele e creram. Entre eles estava Dionísio, membro do Areópago, e também uma mulher chamada Dâmaris, e outros com eles.

(Atos 17:32-34)

O Pastor
Enviado por O Pastor em 13/11/2023
Código do texto: T7931049
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.