Exemplos de amor, para a salvação.
Capítulo 3 - O Amor ao Próximo na História
Neste capítulo, analisarei exemplos históricos de líderes e movimentos, que defenderam o amor ao próximo, como base para superar conflitos e promover, a reconciliação entre os povos.
Martin Luther King Jr. foi um pastor batista, norte-americano, que liderou o movimento pelos direitos civis, das populações negras nos Estados Unidos, entre os anos 1950-1960. Suas campanhas de ação não-violenta e sua eloqüente defesa da igualdade e fraternidade, entre todas as raças, inspiraram milhões. Sua luta pelo fim da segregação racial, mostrou como o amor e o respeito mútuo, podem superar anos de opressão e divisionismo.
Mahatma Gandhi, foi o líder espiritual, da independência da Índia, do domínio britânico, entre 1920-1947. Seu exemplo, de desobediência civil pacífica e sua busca incansável, pela não-violência, como meio de resolução de conflitos, marcaram sua época. Ele mostrou que a força do amor, é sempre mais poderosa do que o ódio.
Nelson Mandela, liderou a luta contra o apartheid, na África do Sul, por décadas, sendo preso por 27 anos. Após a queda do regime segregacionista, buscou a reconciliação nacional por meio do perdão e da instauração, de uma Comissão da Verdade. Sua moderação, evitou uma guerra civil no país.
Uma importante figura latino-americana, é Luiz Inácio Lula da Silva.
Sindicalista operário, dedicou sua vida, à luta pelos direitos dos trabalhadores e pelos mais pobres. Em seus governos (2003-2010), mais de 20 milhões de brasileiros, saíram da pobreza extrema, devido a programas sociais de distribuição de renda. Sempre pregou a solidariedade entre ricos e pobres, como elemento central, para a construção de uma nação justa e harmônica. Foi um exemplo, do que o amor ao próximo pode alcançar, quando traduzido em políticas públicas inclusivas.
Esses líderes históricos, exemplificaram de forma inspiradora, como o amor ao próximo pode superar grandes injustiças e promover, a reconciliação entre os povos. Suas heranças ainda nos guiam, nessa busca por uma humanidade mais fraterna.
Barthes.