Origamis emocionais

Estava refletindo sobre sentimentos, dois em particular, inveja e ciúmes, estes sempre me pareceram andar de mãos dadas, tipo uma pessoa ciumenta tem muita chance de também ser invejosa e vice versa. Mas, nunca passei dessa sensação, aí agora percebi uma coisa. Eles são o mesmo sentimento.

Explico, a inveja é quando esta voltado para algo do outro que eu quero, o ciúmes quando esta voltado para algo meu que não divido. O mesmo sentimento com focos diferentes. É sobre posse e controle com uma dose de egoísmo pra temperar.

Joguei essa ideia numa I.A. e ela começou a falar que ciúmes e inveja se assemelham por serem sentimentos provindos de insegurança, falta e que são sentimentos negativos. Cada vez mais tô percebendo como nenhum sentimento deveria desdobrar emoções e principalmente reações automaticamente. A gente precisa se afastar do sentir, parar um minuto para ponderar e agir com consciência. Logo se não preciso necessariamente reagir negativamente a um sentimento, então não existem sentimentos ruins e sim reações ruins.

Viver no automático, sentir no automático, reagir no automático, reproduzir no automático. Será que a pergunta é quando as pessoas pararam de protagonizar suas vidas (física, emocional, mental, espiritual ....) ou quando elas irão começar? Tô aqui digitando no meu bloco de notas e me perguntando quantas pessoas irão parar um instante de suas vidas pra refletir sobre isso?

A sociedade moderna não passa de sacos vazios com redes sociais, boiando num mar de mediocridade e comprometida com o efeito manada. A vida é um sopro e viver sem consciência é asfixia pura.

Canceridrama
Enviado por Canceridrama em 11/11/2023
Reeditado em 11/11/2023
Código do texto: T7929520
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.