Série Mais Que Vencedores: VENCENDO A TRISTEZA
VENCENDO A TRISTEZA
Mateus 5. 3-11
Introdução: Hoje, daremos sequência à série de Mensagens: MAIS QUE VENCEDORES. Serão diversas mensagens sobre temas atuais em que crentes e não crentes são vitimas de alguns males de nosso tempo. Nesta série mostraremos como o Senhor Jesus enxerga e traz a cura tão necessária para a nossa alma.
E daremos sequência a essa série falando sobre a importância de vencermos um sentimento tão comum na vida das pessoas, e trás tantas discordâncias teológicas dentro da igreja. Aprenderemos como em Cristo podemos vencer a TRISTEZA.
Cientistas da Universidade da Bélgica constataram que entre as 27 emoções avaliadas, a tristeza foi o único a se manter vivo por mais de três dias. Todos desejam ter vidas alegres e imunes de tristeza, e é muito bom saber que Jesus traz o antidoto e a cura deste mal tão comum em nossos dias, e nos ensina duas importantes lições para não sermos vitimas da tristeza, a saber:
1. A ALEGRIA É EXCLUSIVA AO REINO DE DEUS
“Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo”.
(Romanos 14:17).
• Jesus está nos ensinando que a cobiça dos olhos e a ostentação de bens não provém do Pai (1º Jo. 2.16). Por isso, ELE nos ensina a acumular tesouros nos Céus (Mt. 6.19-20). A tristeza é superada quando entendemos que os VALORES do Reino dos Céus devem ser os nossos valores (Mt. 6.21);
• Jesus está nos ensinado que a alegria não está no dinheiro, sexo e poder, mas no AMOR do Deus Pai (1º Jo. 2.15). A tristeza é superada quando entendemos que o segredo da felicidade está em um relacionamento transformador e prático com Jesus, ao ponto de que aquilo que alegra o Pai Celestial também me alegrará (Fp. 4.4);
2. A ALEGRIA PERMANENTE É UM FRUTO
“Mas, o fruto do Espírito é alegria”. (Gálatas 5.22).
• Jesus nos ensina que um coração mundano é em todo o tempo insatisfeito, mas, a alegria que vem de Deus vai além das circunstancias (Sl. 4.7 e Jó 1.21). Os corações dos filhos de Deus podem experimentar a alegria que vem do Senhor que é completa e satisfaz (Jo. 15.11). Este fruto do Espírito Santo nos faz pessoas simples e com CONTENTAMENTO (Fp. 4.11-13).
• Jesus está nos ensinando que a alegria do Reino de Deus é FRUTO do Espírito Santo (Gl. 5.22). Isto é, ela precisa ser gerada e desenvolvida em nossos corações (Fp. 2.13). É um processo no qual quanto mais entendemos a proposta do Reino de Deus mais nos tornamos alegres, e seremos bem aventurados por onde andarmos.
CONCLUSÃO: A tristeza é dissipada na Presença de Jesus. Em Cristo somos mais que vencedores, e vencemos a tristeza quando entendemos que a alegria que Deus tem para nós é completa (Jo. 15.11). E deixamos que os valores do Reino dos Céus invadam os nossos corações.